Gestão de Pessoas

RH e comunicação interna: por que essa integração é importante?

Escrito por Macro Plataforma

Integrar RH e comunicação interna é obrigação de qualquer empresa que deseja obter sucesso em suas ações. Essa relação é pautada na necessidade de se ter um setor mais estratégico, de modo que suas atividades possam impactar de maneira positiva nos resultados da empresa.

Engana-se quem pensa que a comunicação é trabalho exclusivo do departamento de marketing. Hoje, é extremamente necessário que os colaboradores responsáveis pela área de recursos humanos estejam envolvidos com esse setor.

Para entender melhor a importância de realizar essa integração, continue a leitura. Conheça os 5 benefícios dessa prática e ajude a promover o desenvolvimento da organização! Confira!

Aumenta o engajamento

O departamento de recursos humanos é o que aproxima os colaboradores dos gestores de uma empresa. Por isso, RH e comunicação interna devem estar envolvidos nos processos que visam aumentar o engajamento e a produtividade.

Os profissionais envolvidos no RH conhecem o funcionamento da organização, assim como as demandas desses trabalhadores e podem fazer uma ponte entre esses dois núcleos, utilizando as ferramentas de comunicação para deixar os colaboradores cientes dos planos da empresa, assim como fornece aos gestores informações valiosas para a retenção de talentos.

A TV corporativa é um ótimo canal para que todos os envolvidos com o funcionamento de uma corporação tenham conhecimento das ações realizadas pela empresa. Na outra ponta, é preciso criar uma rotina de reuniões com a diretoria para que saibam das necessidades dos indivíduos que ali trabalham.

É necessário ouvir essas pessoas por meio de canais como as redes sociais corporativas ou fazendo uso de caixas de sugestões. A ideia pode parecer ultrapassada, mas é um ótimo método para saber o que esses colaboradores desejam, já que podem se manifestar anonimamente.

Otimiza a produtividade

Para que se tenha uma equipe produtiva, é necessário que haja motivação. É importante saber que motivar não se trata apenas de aumentar a satisfação do coletivo, mas usar estratégias que provoquem uma reação em cadeia com relação a esse sentimento.

A motivação é peça chave para manter os colaboradores comprometidos, engajados e satisfeitos. O resultado, como você pode imaginar, são trabalhadores produtivos e empresa em crescimento.

Utilizar canais de comunicação interna para ouvir o colaborador e conceder um feedback sobre a sua postura, evita problemas como a rádio peão, atmosfera tóxica, de rivalidade ou instabilidade. Promover um diálogo honesto e frequente com os trabalhadores demonstra que a empresa é transparente, traz segurança e mantém um bom clima organizacional.

A cultura de feedback precisa ser presente quando se trata dos benefícios da comunicação interna com relação à produtividade. O reconhecimento de um bom trabalho e o sentimento de prestígio promove um ciclo de produtividade e alcance de metas.

Divulga responsabilidades e direito dos colaboradores

O manual do colaborador é uma ferramenta de comunicação interna bastante inteligente, principalmente quando falamos em novas contratações.

Trata-se de um descritivo bem organizado sobre as funções dentro da organização, direitos e deveres, benefícios oferecidos pela empresa, forma de funcionamento e as práticas adotadas pela corporação.

É bastante comum que o RH tenha problemas com a postura dos colaboradores, simplesmente por não conseguir deixar claro para essas pessoas quais são suas verdadeiras responsabilidades.

Um guia de conduta evita desentendimentos, desperdício de tempo e situações constrangedoras que podem desmotivar as equipes e impactar nos resultados da empresa como um todo.

A tecnologia pode funcionar como aliada nesse processo. No lugar de um impresso longo e cansativo, pode-se produzir um vídeo institucional ou disponibilizar o documento na intranet.

Desenvolve a liderança positiva

A figura tradicional do chefe deu espaço a postura de líder, que trabalha lado a lado da sua equipe, correndo atrás dos resultados em busca de superá-los. Essa postura de companheirismo em prol de um objetivo em comum inspira a equipe e aproxima os trabalhadores de seus superiores.

Aqui, o diálogo se faz importante. Um líder deve ter pleno conhecimento de seus liderados e da situação da empresa, tanto das dificuldades como das oportunidades.

As mensagens transmitidas devem estar alinhadas ao momento atual da empresa, indo ao encontro dos valores e considerando o impacto que essas informações terão nas equipes.

Uma frase mal elaborada pode passar uma impressão errada, promovendo um clima de incerteza e instaurando o pânico. Por isso, é importante que as conversas sejam francas e esclarecedoras.

Crie um ambiente agradável para essas ocasiões. Um café acompanhando uma roda de conversas pode ser uma forma de fazer com que esse momento seja tranquilo.

O objetivo é que líderes caminhem juntos, somando forças e compartilhando responsabilidades.

Contribui com o alinhamento estratégico

O alinhamento estratégico é a integração entre as estruturas organizacionais, capital humano e suas habilidades, softwares e sistemas, incentivos e processos no geral. Quando promovido pela junção entre RH e comunicação interna, mostra aos colaboradores que todos trabalham por um bem comum.

O objetivo de manter os trabalhadores alinhados às estratégias da organização é evitar frustrações e falta de motivação, uma vez que dar um rumo a equipe faz com que todos caminhem juntos.

A empresa deve estabelecer suas prioridades e depois comunicá-las abertamente a cada trabalhador, de preferência em reuniões setorizadas onde será possível explicar o papel de cada um para alcançar esse objetivo e extrair o melhor de cada departamento.

Para isso, é preciso que os líderes sejam envolvidos nessas estratégias e que tenham uma certa autonomia, cabendo ao RH assumir a posição de orientador. Um calendário de campanhas também é fundamental, para que todos estejam sempre a par desse planejamento e tenham conhecimento do resultado desse trabalho.

Não se esqueça de que tudo deve ser prontamente comunicado as equipes, seja por reuniões, e-mails ou pela intranet.

E então, percebeu como o uso das ferramentas corretas para integrar RH e comunicação interna pode ser crucial na promoção dos melhores resultados possíveis para a empresa em que você atua? Não perca mais tempo, implemente essa cultura agora mesmo e ajude sua marca a decolar!

Quer saber como você pode fazer isso? Então, descubra agora mesmo como as plataformas de relacionamento podem ajudar a atingir esse objetivo. Até breve!

Sobre o autor

Macro Plataforma

Deixar comentário.