Gestão de Pessoas

Retenção de talentos: 7 melhores práticas para aplicar em sua empresa

Escrito por Macro Plataforma

Investir na retenção de talentos, como ter uma equipe motivada e disposta a alcançar os mesmos objetivos da empresa, é fundamental para qualquer negócio crescer de forma contínua e eficiente.

Não é fácil encontrar profissionais qualificados e realmente bons, por isso é necessário que o setor de Recursos Humanos adote estratégias para que o funcionário permaneça por mais tempo e, assim, estar um passo à frente dos concorrentes.

Além disso, é imprescindível buscar por medidas de valorização e reconhecimento dos funcionários, a fim de que esse esforço seja transformado em resultados positivos para o negócio.

Pensando nisso, elaboramos este texto com 7 dicas que vão ajudar a reter talentos na empresa. Confira!

1. Desenvolva planos de carreira

O incentivo à criatividade deve ser contínuo e seguido de um bom plano de carreira e remuneração atrativa. Os funcionários devem conhecer bem a organização e tudo o que ela tem para ofertar.

É preciso que eles entendam o que a empresa espera deles e o que poderá ser realizado, para que eles atinjam suas metas de crescimento no local de trabalho. Por este motivo, busque reconhecer um bom profissional e demonstre a ele como a sua carreira poderá contribuir e quais suas reais chances de crescimento.

2. Tenha uma comunicação organizacional clara e objetiva

É importante que os colaboradores estejam sempre inclusos nos comunicados referentes aos projetos e conquistas.

Dessa forma, eles se sentirão como parte importante do negócio e estarão mais engajados por conhecer todas as informações importantes, por exemplo, avisos via e-mail informando sobre uma aquisição muito esperada pela empresa.

3. Mantenha um bom clima no ambiente laboral

Preste muita atenção no clima organizacional. Alguns fatores, como cobranças excessivas por resultados, uma liderança mal qualificada, competitividade desmedida, etc, podem afastar os talentos da instituição, levando esses profissionais mais promissores para a concorrência, o que seria muito ruim para o negócio.

Atualmente, grande parte dos colaboradores estão se preocupando muito mais com a qualidade de vida do que com os salários. Por isso, procure sempre motivá-los para executar as atividades do dia a dia e, para isso acontecer, é primordial deixá-los unidos em torno de um objetivo em comum.

Um ambiente com esses atributos vai garantir um clima legal, agradável e que proporciona felicidade ao trabalhador. Essa satisfação vai reduzir o nível de estresse e desmotivação, influenciando diretamente na produtividade de toda a equipe.

4. Ofereça uma boa remuneração

É claro que a remuneração não é a única coisa a ser utilizada para a retenção de talentos, porém isso não quer dizer que ela não seja importante nesse processo.

Além de ter uma boa comunicação e oferecer um ambiente laboral agradável, é preciso estabelecer planos de remuneração que esteja em conformidade com o plano de carreira. Ou seja, é preciso remunerar de acordo com as funções e responsabilidades assumidas, mas que seja compatível com o mercado e condições da empresa.

5. Valorize os colaboradores

Além da busca por novos desafios, um profissional talentoso precisa, constantemente, de estímulos que demonstrem que seu serviço é importante para o sucesso da organização. É preciso que eles se sintam desafiados por metas e objetivos a serem alcançados.

Após a realização de certa tarefa, é importante que o colaborado sinta que realmente faz parte da empresa e que ele é essencial para aquela função.

Por este motivo, tente descobrir o que faz com que o funcionário perceba que realmente é valorizado e, após isso, faça com que ele compreenda que os resultados o tornam imprescindível para a empresa — além de demonstrar confiança e aumento das suas responsabilidades.

Agora, caso você perceba que o trabalhador é estimulado por recompensas, invista na designação de tarefas, defina uma meta e promova uma viagem ou um outro tipo de gratificação. O importante é fornecer o incentivo que fará mais efeito em uma determinada equipe.

6. Dê oportunidades de crescimento

Ofereça oportunidades de aprendizado e crescimento, pois é um método que, além de colaborar na qualificação dos funcionários, motiva a permanência dos colaboradores mais talentosos — afinal, eles estão sempre em busca de novos desafios e chances de capacitação.

Lembre-se que os colaboradores que possuem um diferencial não conseguem ficar parados, eles estão sempre em busca de mais, procuram apresentar uma melhor qualidade de serviços e querem ser reconhecidos como referências. Então, para aumentar as possibilidades desse tipo de funcionário, é preciso conceder oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Isso pode ser estimulado oferecendo e requisitando a participação em convenções e palestras, treinamentos, delegação de novas atividades e demais desafios que fazem com que eles se sintam sempre entusiasmados.

A possibilidade de vislumbrar oportunidades de crescimento e a previsão de uma rotina cheia de inovação, é uma ótima maneira de manter o funcionário talentoso da empresa.

7. Forneça bons benefícios

Além do salário, geralmente as empresas oferecem aos seus colaboradores um conjunto de benefícios — como planos de saúde e odontológico, participação nos lucros, etc. É comum oferecer, também, alguns benefícios diferenciados que tornam a oferta mais atrativa, como bolsas de estudos, horários flexíveis, acesso a uma plataforma de relacionamento que oferece diversos serviços, como descontos na compra de produtos, shows, cinemas, acesso a clubes e academias, entre outros.

Saber escolher e administrar os melhores benefícios significa uma grande vantagem competitiva, pois, além de atrair e reter os bons profissionais, eles também cooperam para que os empregados se sintam mais contentes, engajados e comprometidos com o emprego.

Dessa forma, fica mais fácil para a empresa atingir suas metas e alcançar o sucesso. Colaboradores felizes reduzem o número de erros, trabalham com mais qualidade, atendem melhor os clientes e, tudo isso, faz com que a empresa se torne mais competitiva.

Por este motivo, além de dar o melhor para seus trabalhadores, os benefícios devem ser vistos como uma potente ferramenta estratégica, que auxilia na elevação dos resultados e na gestão do capital humano.

Conseguiu perceber que não é tão difícil conseguir a retenção de talentos? Colocando essas dicas em prática, chegar ao desenvolvimento e sucesso da empresa se torna mais simples. Escolha os métodos que mais se adequam ao negócio e não espere mais tempo para conquistar a permanência dos seus melhores funcionários.

Gostou do artigo? Então, aproveite sua visita em nosso blog e descubra como usar a cultura empresarial para motivar funcionários. Até a próxima!

Sobre o autor

Macro Plataforma

Deixar comentário.