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Relacionamento com funcionários: a chave para a satisfação organizacional

Escrito por Macro Plataforma

Manter um bom relacionamento com funcionários é a peça-chave para a satisfação organizacional. Isso se justifica pelo fato de que são as pessoas que fazem com que uma empresa tenha ou não sucesso.

O estudioso da administração, Gareth Morgan, criador das chamadas “metáforas de Morgan” ou “imagens da organização”, enxerga as empresas como máquinas formadas por diversas peças que desempenham funções distintas, mas têm um objetivo em comum: fazer com que o equipamento funcione.

Na visão desse autor, portanto, uma empresa funciona da mesma forma que uma máquina, sendo que cada colaborador representa uma peça, que contribui de determinada forma para o bom andamento da organização.

Assim como ocorre com as máquinas, se uma das peças falhar, o todo será comprometido e é por isso que investir na qualificação e ter um bom relacionamento com funcionários é tão importante.

Para que você saiba um pouco mais sobre como estreitar a relação entre a direção da sua empresa e os colaboradores, elaboramos uma série de dicas, que serão descritas a seguir. Acompanhe!

Tenha uma hierarquia organizacional horizontalizada

Antigamente, era comum que as empresas tivessem um modelo de hierarquia organizacional verticalizado, em forma de pirâmide, com a alta cúpula administrativa ocupando o topo, as chefias e linhas intermediárias no meio, e os funcionários operacionais na parte baixa.

Wilson Cerqueira, autor do livro “Endomarketing: educação e cultura para a qualidade” defende que as empresas precisam adotar uma hierarquia horizontalizada, com todos os membros da organização ocupando a mesma linha, sem que haja um distanciamento entre categorias. Desse modo, um colaborador da linha de produção se sentirá mais próximo de um líder para fazer uma queixa, uma sugestão de melhoria, um elogio etc.

Incentive a comunicação aberta

Para que as pessoas tenham sinceridade ao manter um diálogo com seus líderes, é preciso que você crie um ambiente de comunicação aberta, funcionando como uma via de mão dupla.

Isso quer dizer que todas as demandas levantadas por meio de canais de comunicação, como as caixas de sugestão ou sistemas de intranet, precisam ter um feedback. Desse modo, mesmo que a resposta seja uma negativa, é preciso dar um retorno ao colaborador sobre aquilo que ele solicitou ou sugeriu.

Ofereça cursos e treinamentos

Profissionais qualificados são o diferencial para o sucesso de uma empresa e essa realidade não se justifica apenas pelo fato de os colaboradores estarem mais bem preparados e terem mais conhecimento técnico para exercerem as suas atividades.

Os cursos e treinamentos têm também um caráter motivacional, pois o funcionário saberá que a empresa se preocupa com a sua educação e crescimento profissional.

A empresa pode desenvolver treinamentos internos, convidando professores ou especialistas em um determinado assunto para palestrar ou ministrar workshops na companhia, bem como pode firmar parcerias com universidades e outras instituições de ensino para oferecer bolsas de estudos aos seus funcionários.

Crie programas de valorização e benefícios

As empresas precisam oferecer benefícios aos seus colaboradores, indo além daquilo que é previsto em lei e devidamente regulamentado, como o direito a férias e 13º salário.

É possível criar, na organização, um sistema de metas para que benefícios sejam conquistados por meio da meritocracia, de modo que os funcionários poderão ser premiados com bônus em dinheiro, viagens, entre outros itens quando atingirem os objetivos de seu setor.

Tenha gratidão e reconhecimento

As pessoas gostam de ser reconhecidas por terem feito um trabalho de qualidade, pois isso vem da natureza do ser humano. Assim, é preciso que a empresa seja grata e saiba valorizar e reconhecer os seus colaboradores.

Para que essa gratidão seja demonstrada, as companhias podem realizar eventos de confraternização, enviar cartões de aniversário, orientar os gestores a sempre darem feedbacks positivos quando seus liderados se destacarem, divulgar os funcionários de alta performance em meios de comunicação da empresa, como revista ou mural etc.

Meça o clima organizacional

É importante que os diretores saibam como está o clima organizacional da empresa, para, somente assim, conseguirem melhorar o ambiente de trabalho e acompanhar os resultados alcançados com os programas de relacionamento com funcionários.

Por esse motivo, recomenda-se que o clima organizacional, por meio de uma pesquisa, seja mensurado, pelo menos, uma vez por ano. Isso pode ser feito com a aplicação de questionários com questões abertas ou fechadas.

Os questionários, que devem ser anônimos, devem solicitar que o colaborador deixe a sua opinião sobre os líderes da empresa, os processos organizacionais, a infraestrutura do local de trabalho, entre outros aspectos.

Ofereça um plano de carreira aos funcionários

Ninguém começa a trabalhar em uma empresa pensando em desempenhar a mesma função sempre. As pessoas têm a ambição de alcançar voos mais altos, ocupar cargos de liderança, ter melhores salários etc.

Por isso, é preciso que um plano de carreira seja criado para cada colaborador. O setor de RH pode mostrar aos funcionários uma estimativa do que será o seu trabalho no decorrer dos anos, mostrando até onde ele pode chegar dentro da organização.

Conheça os serviços oferecidos pela Macro Plataforma

Uma boa opção para conseguir realizar boa parte das dicas citadas anteriormente é conhecer e utilizar os serviços oferecidos pela Macro Plataforma.

Trata-se de uma plataforma cujo objetivo é otimizar o relacionamento com os colaboradores das empresas. A ferramenta faz com que o colaborador se sinta motivado e valorizado, por meio de diversos benefícios oferecidos e mensagens personalizadas.

Funciona da seguinte maneira: a Macro Plataforma oferece às empresas uma plataforma com tecnologia de ponta, que une, em um só lugar, serviços e conteúdos, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Os funcionários, desse modo, podem acessar, por meio de um navegador ou aplicativo, uma série de benefícios exclusivos, como descontos em lojas e estabelecimentos parceiros, cashback, entre outros.

Além disso, também é possível que os usuários indiquem novas parcerias para o clube de descontos, por meio da geolocalização, que localizará estabelecimentos que atuem na mesma região da empresa.

E, então, está com tudo pronto para aperfeiçoar o relacionamento com funcionários da sua empresa? Basta colocar as nossas dicas em prática e temos a certeza de que você obterá sucesso.

Caso tenha alguma outra dica e queira compartilhá-la conosco, deixe um comentário no espaço abaixo. Será uma satisfação receber o seu retorno!

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