Benefícios

Redução de custos no RH: como fazê-la sem perder a qualidade?

Escrito por Macro Plataforma

A redução de custos no RH é sempre um constante desafio para as organizações. De um lado, é preciso investir para fazer com que os colaboradores estejam cada vez mais motivados; de outro, é necessário cortar os gastos para tornar a empresa competitiva.

Nesse cenário, é essencial encontrar maneiras para reduzir os custos no RH, mas sem perder a qualidade no setor. Nesse aspecto, a gestão de custos eficiente é uma alternativa para otimizar o retorno sobre o investimento (ROI).

Quer saber como ter uma gestão de custos eficiente nesse setor estratégico da sua organização? Veja dicas de como reduzir os custos no RH agora mesmo!

Revise todos os benefícios oferecidos pela sua organização

Pergunte a si mesmo: todos os colaboradores utilizam todos os benefícios oferecidos pela sua empresa?

Esse é o questionamento que você deve fazer para iniciar os estudos sobre os benefícios oferecidos. De nada vai adiantar você oferecer um vale-cultura se os trabalhadores da empresa não o utilizam ou não aproveitam. Assim, tais recursos, que são muito pouco ou não utilizados pelos profissionais, podem ser cortados imediatamente.

Se os benefícios concedidos são bem-aproveitados, é recomendável conversar com os fornecedores atuais para rever o contrato. Faça orçamentos do mesmo item com outras empresas e encontre o melhor custo-benefício. Negocie com os seus parceiros um contrato mais vantajoso para o seu negócio.

Outra ideia interessante para a redução de custos no RH é oferecer alguns benefícios somente para os trabalhadores que se destacam de alguma maneira. Por exemplo, você pode ter um planejamento de metas: se a equipe interna atingir os resultados esperados, tem a opção de desfrutar do benefício.

Contudo, é essencial ter a certeza de criar um planejamento justo e que não prejudique nenhum membro da sua equipe. As regras devem ser as mesmas para todos, e todas as informações devem estar claras.

Automatize os principais processos manuais

Sabe aqueles relatórios que a equipe demora dias para concluir? Pois é! Invista na automatização dos processos manuais. Isso porque essas atividades podem ser feitas de maneira automática em diversas áreas da sua empresa, com apenas alguns cliques.

Ao investir em boas plataformas, você elimina o uso das planilhas manuais, tem mais segurança de arquivar os dados corretamente e ainda otimiza o tempo da sua equipe. Por isso, procure investir em softwares que supram as reais necessidades da sua organização.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, investir em bons softwares tecnológicos traz diversos benefícios e ainda diminui a necessidade de refazer algum processo.

Contudo, é muito importante avaliar o que a empresa do software tem a oferecer, porque você precisa investir em um negócio que realmente supra as necessidades do seu time. Ao escolher um software:

  • mapeie as necessidades da sua empresa;
  • confira quanto tempo os profissionais levam para realizar determinadas tarefas;
  • faça orçamentos com empresas que vendem as plataformas;
  • avalie o melhor custo-benefício;
  • planeje a mudança dentro da organização;
  • faça uma reunião com os colaboradores para apresentar a inovação;
  • ofereça treinamento;
  • implemente o software;
  • acompanhe e mensure os resultados.

Melhore a qualidade das contratações

Contratar o colaborador errado significa perda de tempo e dinheiro. Por isso, um dos principais segredos para a redução de custos no RH é melhorar a qualidade das contratações. Assim, você encontra a pessoa certa para desempenhar o cargo.

A pessoa certa no cargo certo desempenha as suas atividades com mais empolgação, motivação e realmente soluciona os problemas que aparecem. Isso acontece porque ela entende do assunto e tem domínio sobre os processos.

Se você contrata o profissional errado, além de não desempenhar o seu papel com maestria, ainda pode influenciar no clima organizacional. Afinal, ele não estará satisfeito e motivado, podendo influenciar negativamente no seu setor. Assim, as suas taxas de turnover e absenteísmo apenas aumentam e isso não é saudável para nenhum negócio.

Realizar entrevistas por competência, onde você avalia não o curriculum, mas a capacidade do candidato de solucionar os desafios que a vaga oferece, é uma excelente forma de contratar corretamente.

Invista em treinamentos mais eficientes

Mesmo quando o assunto é cortar gastos, os treinamentos são um investimento necessário para qualquer empresa. Eles são aquisições fundamentais a médio e longo prazo.

Ter uma equipe qualificada faz com que os seus clientes percebam valor na sua marca, impulsionando a lucratividade da organização. Por isso, invista em treinamentos e cursos de capacitação e tenha a certeza de que os instrumentos de trabalho que eles utilizam são os mais adequados. Para isso:

  • verifique quais são as principais dificuldades em cada setor;
  • confira as habilidades dos colaboradores;
  • veja o que falta para melhorar o processo;
  • aplique uma pesquisa de satisfação para compreender o lado do profissional;
  • converse com os gestores e avalie as necessidades do time;
  • invista em treinamentos aliados às novas tecnologias;
  • crie um planejamento de treinamentos de forma contínua.

Assim, os seus colaboradores se sentem mais motivados porque percebem que a empresa investe no seu talento, buscando sempre novas maneiras para o seu aperfeiçoamento profissional. Da mesma maneira, o seu negócio se beneficia porque o profissional traz mais resultados satisfatórios.

Identifique gargalos nos processos

Para conseguir reduzir os custos no RH, é fundamental ter uma gestão automatizada, eficiente e estratégica.

Por exemplo, quando a sua empresa tem uma cultura de feedback constante, faz com que os seus colaboradores se sintam mais à vontade para conversar com os gestores. Assim, sempre que há algum problema ou até mesmo uma nova ideia que surge no dia a dia, isso é discutido.

Dessa maneira, é possível identificar os gargalos no processo e encontrar maneiras para melhorar ou até mesmo prevenir os problemas.

A redução de custos no RH é um constante desafio para todas as organizações. Contudo, reduzir os gastos não significa, necessariamente, cortar todos os custos. Às vezes, é preciso investir em algumas alternativas (como é o caso de bons softwares e treinamentos) que possam melhorar o dia a dia da organização. Assim, a sua empresa aumenta a rentabilidade e se torna mais competitiva no mercado.

Neste post, você conferiu algumas maneiras para a redução de custos no RH. Você considera esse assunto importante? Então, entre em contato conosco para trocarmos uma ideia sobre como a sua empresa pode melhorar os processos e lucrar mais!

Sobre o autor

Macro Plataforma

Deixar comentário.