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Qualidade de vida e saúde: como garantir um ambiente de trabalho mais saudável?

Qualidade de vida e saúde: como garantir um ambiente de trabalho mais saudável?
Escrito por Macro Plataforma

Um ambiente de trabalho estressante pode causar várias doenças graves, como a depressão e a síndrome do pânico. Isso ocorre devido à diversos fatores. Entre eles, figuram a cobranças por resultados, as rotinas exaustivas e a desmotivação, por exemplos. Sendo assim, zelar pela qualidade de vida e saúde dos funcionários é essencial.

Esses agentes causadores de enfermidades atingem o desempenho profissional e pessoal dos colaboradores, influenciando na queda da produtividade, dos resultados e do crescimento da empresa. Desta forma, é muito importante oferecer um local de trabalho salubre, humanizado e que se preocupe com o bem-estar de todos os envolvidos no processo.

Se você quer saber mais a respeito da relevância de manter um ambiente de trabalho saudável para otimizar diversos aspectos, leia o post na íntegra!

Saiba os impactos da depressão e da síndrome do pânico

A depressão e a síndrome do pânico podem interferir de diferentes formas no dia a dia de cada colaborador. No entanto, os impactos mais comuns são:

  • desmotivação: o colaborador não tem mais vontade de correr atrás dos objetivos e metas;
  • redução da qualidade: a falta de atenção e desinteresse afeta na qualidade do serviço e produtos;
  • falta de concentração: a ausência de entendimento das reais necessidades do cliente prejudica o trabalhador no momento da tomada de decisões, vendas, reuniões etc.;
  • conflitos interpessoais: surgem problemas de comunicação, fofocas, formação de “grupinhos”, tendo como consequência a perda de clientes;
  • erros: as probabilidades de cometer erros aumentam de forma considerável. Além disso, algumas falhas geram perdas de oportunidade, custos não previstos, entre outros;
  • aumento dos custos: esses problemas são responsáveis por um grande número de faltas, acidentes de trabalho e afastamentos, causando um prejuízo grande para o negócio.

Para combater essas doenças que acometem a vida de tantos profissionais, é preciso adotar práticas que auxiliem na manutenção da qualidade de vida e saúde da equipe. É justamente sobre isso que vamos falar a seguir.

Motive o planejamento das tarefas

É muito importante estar por dentro das atividades executadas pelos colaboradores da empresa e se certificar de que estão sendo realizadas de modo equilibrado.

Você pode motivar os profissionais a planejarem as tarefas a serem realizadas no dia como uma maneira de manter o controle e evitar o estresse pela falta de tempo em finalizar o trabalho.

Melhore a comunicação

Uma má comunicação desmotiva bastante os funcionários, provocando vários conflitos dentro da empresa, como ressentimentos, desavenças, dentre outros. Por isso, é importante buscar meios de aprimorar a conversa de acordo com o perfil de cada profissional.

Tente conhecer os papéis e funções de cada um e dialogar com eles, fornecendo feedbacks que possibilitem que o colaborador avalie seu desempenho e tenha maior segurança em relação ao emprego.

Uma boa ideia é investir em canais de comunicação, através dos quais você pode falar diretamente com todos de forma rápida e eficiente, além de enviar comunicados ou mensagens motivacionais.

Estimule o pensamento positivo

Os conflitos são muito comuns no ambiente profissional, fato que resulta em estresse elevado se uma abordagem otimista não for usada. Sendo assim, adote uma postura positiva diante das diversas situações e incentive todos a agirem da mesma maneira.

Estimule as pessoas negativas a focarem suas atenções na resolução dos problemas, deixando mágoas e decepções para trás. Essas emoções impactam diretamente nos pensamentos e ações, podendo gerar transtornos desnecessários.

Ofereça momentos de descontração

Não é necessário limitar o incentivo à interação entre os colaboradores apenas às atividades em grupo relacionadas ao trabalho para proporcionar um ambiente mais agradável.

Eventos como comemoração dos aniversariantes do mês, palestras motivacionais e trabalhos solidários podem diminuir o desgaste da rotina, trazer bons resultados e aumentar o desempenho da equipe.

Uma outra alternativa é oferecer benefícios diferenciados, como descontos em cinemas, teatros e shows. Com isso, a empresa será lembrada com empatia pelos funcionários nos momentos bons da vida.

Disponibilize pequenos intervalos

As doenças ocupacionais interferem na capacidade da execução do trabalho e na administração da vida pessoal. Na maioria dos casos, ela resulta de sobrecarga de trabalho, ocasionando pressão e ansiedade.

Pequenas paradas entre uma tarefa e outra ajudam a propiciar o descanso físico e mental, evitando ainda o surgimento de doenças. Intervalos para o relacionamento entre os trabalhadores ou ginástica laboral, por exemplo, são alguns hábitos que potencialmente se encaixam na promoção da qualidade de vida e saúde.

Incentive a prática de atividades físicas

As atividades físicas auxiliam a redução da exaustação do dia a dia e são excelentes aliados no combate à depressão. Durante os exercícios, o profissional pode conhecer pessoas e identificar novos hobbies, além de cuidar da saúde e do bem-estar.

Com um clube de benefícios, a companhia pode oferecer descontos em academias para que o funcionário tenha a oportunidade de se exercitar. Dessa forma, a organização incentiva a realização de atividades físicas e o aumento da produtividade.

Valorize os profissionais

Todo profissional gosta de sentir que seu esforço é reconhecido. Quando ele não está satisfeito, tenta escapar das suas responsabilidades. Portanto, para que o colaborador se sinta engajado e envolvido, é necessário que ele se julgue realmente importante para o crescimento da empresa.

Assim como os erros devem ser apontados, os acertos também devem ser reconhecidos. Isso pode fazer toda a diferença na rotina de trabalho para a motivação da equipe. Outras práticas que podem ser adotadas são sorteios, folga no dia do aniversário, gratificação por metas alcançadas etc.

 

O cuidado com os colaboradores resulta em um ambiente mais harmonioso, além de garantir maior desempenho e produtividade, assegurando o sucesso do negócio!

E aí, gostou do conteúdo? Então leia também sobre a importância da motivação no ambiente de trabalho e se torne um especialista sobre qualidade de vida e saúde!

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