Benefícios

Programa de vacinação corporativo: benefícios de oferecer vacina da gripe para a equipe

Benefícios de oferecer vacina para funcionários
Escrito por Macro Plataforma

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a vacina é o segundo melhor investimento, considerando o custo-benefício para a saúde, perdendo apenas para a água potável. Ela surgiu para reduzir as doenças infecciosas e suas consequências, muitas vezes graves, trazendo, entre outros benefícios, aumento de qualidade de vida.

Em 2016, o Brasil viveu uma epidemia de gripe pelo vírus H1N1 (Influenza A). De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase duas mil pessoas morreram em decorrência da doença e mais de dez mil foram infectadas. Estima-se que 10 a 20% da população mundial apresente pelo menos um episódio de gripe a cada ano

A imunização de funcionários contra a gripe é muito importante para as empresas, que buscam diminuir o absenteísmo, mantendo a produtividade. Estima-se que, para cada real investido em vacinas, são dois reais de retorno em gastos evitados. Quanto menos o funcionário adoece, maior sua qualidade de vida e sua produtividade. Já para os próprios colaboradores ela é bem recebida, pois é vista como um benefício oferecido pela empresa e gera maior confiança.

O Guia de Imunizações da SBIm/Anamt recomenda a vacinação contra a influenza para todas as categorias profissionais, por ser a maior causa de absenteísmo no trabalho e pela grande frequência com que desencadeia surtos no ambiente de trabalho. Com a crise e quadros de pessoal mais enxutos, o RH tem a missão de manter a produtividade em alta.  A gripe é um grande ladrão de produtividade na empresa tanto por absenteísmo quanto por presenteísmo.

A vacinação contra a gripe em empresas já se demonstrou custo-efetiva em vários países, inclusive no Brasil. Pesquisa publicada no Journal of The American Medical Association mostra que, nos anos em que os vírus vacinais coincidiram com os vírus circulantes, a vacina foi capaz de reduzir em 32% as faltas ao trabalho. Outro estudo, publicado este ano na revista Clinical Infectious Diseases, aponta que trabalhadores entre 50 e 64 anos vacinados contra gripe perderam 60% menos dias de trabalho que os não-vacinados.

Confira alguns dos benefícios obtidos através de programas de vacinação:

  • Redução das faltas e dos gastos com a saúde
  • Redução de sinistralidade em planos de saúde
  • Reconhecimento e satisfação do colaborador
  • Melhoria da qualidade dos programas de saúde elaborados pela empresa

Avalie com a área de benefícios e saúde ocupacional da sua empresa.

Sobre o autor

Macro Plataforma

Deixar comentário.