Incentivo

Por que aplicar o marketing de incentivo na sua empresa? Saiba aqui!

Escrito por Macro Plataforma

Para que uma empresa alcance resultados surpreendentes, é necessário investir na motivação dos colaboradores. Quando se trata de conquistar uma equipe engajada e de alto desempenho, apostar em estratégias relacionadas ao marketing de incentivo faz toda diferença.

O próprio nome já diz tudo: refere-se às ações que servem de estímulo para que os times alcancem os objetivos pré-determinados pelas organizações, ou seja, recompensas e benefícios para aqueles que alcançam as metas desejadas.

Embora seja uma tendência, essa prática ainda é pouco discutida. No entanto, como realmente traz resultados, preparamos este post com o intuito de explicar aos gestores e profissionais de RH do que se trata essa modalidade do marketing. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o marketing de incentivo?

Trata-se de uma vertente do marketing, que está direcionada ao público interno de uma empresa. Seu principal objetivo é proporcionar melhores resultados em vendas, por meio da performance da equipe, fazendo com que seus membros atinjam o mais alto desempenho nessas atividades.

Uma das questões que podem causar uma certa confusão e fazer com que uma ação não surta o efeito esperado é priorizar a escolha das recompensas sem antes definir os objetivos e o regulamento da campanha.

Portanto, apresentamos os três pilares para um projeto de sucesso, na ordem de planejamento e aplicação:

  1. objetivos e indicadores: precisam ser definidos com exatidão e comunicados aos participantes de forma efetiva, em um diálogo sem ruídos;
  2. comunicação: um investimento fundamental para colaborar com as vendas, já que os clientes precisam estar a par dos produtos e serviços comercializados, e os vendedores devem ter interesse em participar da campanha;
  3. incentivos referentes à premiação em si: devem estar à altura da meta estabelecida e do tempo de duração de cada campanha.

Quais as vantagens dessa prática?

O marketing de incentivo busca melhores resultados por meio da performance das equipes, utilizando um sistema de recompensas como estímulo fundamental. Isso significa que a organização faz uso de mecanismos que promovem a motivação e o reconhecimento.

Esses elementos trazem uma série de benefícios para a empresa. Conheça alguns deles!

Atraem e retém talentos

Quando uma organização resolve promover ações que, de certa forma, aumentam a satisfação dos trabalhadores, automaticamente ela se beneficia nas questões referentes à atração e retenção de talentos.

Ao apostar nas estratégias relacionadas ao marketing de incentivo como ferramenta para atingir os resultados esperados, recompensando os colaboradores individual e coletivamente, a tendência é que se sintam atraídos a fazer parte do negócio.

Aumentam o comprometimento e a produtividade

Outra consequência muito benéfica é o aumento do comprometimento dos colaboradores. Partindo do princípio que a empresa instituiu uma premiação que esteja de acordo com perfil desses indivíduos, eles tendem a dar o máximo de si para conquistar o que desejam.

Assim como você pode imaginar, o resultado é uma equipe altamente produtiva e comprometida.

Melhoram o clima organizacional

Quanto mais focados em uma atividade, menos tempo para fofocas, especulações e outras atitudes da famosa “rádio peão” esses colaboradores terão, o que resulta em uma melhoria significativa no clima organizacional.

Além disso, como estão todos em busca de um mesmo objetivo, as relações interpessoais podem melhorar.

Aumentam a satisfação e fidelização dos clientes

Muitas vezes, ações para fidelizar clientes demandam valores consideráveis para investimento. No entanto, o custo pode ser reduzido significativamente pelo marketing de incentivo.

Isso porque ao estabelecer metas e premiações aos colaboradores, espera-se que o atendimento realizado seja de alta qualidade. Afinal, ninguém mais interessado em concluir uma venda do que os participantes de uma campanha.

O reflexo disso é óbvio: um atendimento de excelência fideliza e ajuda na captação de novos clientes, uma vez que o serviço passa a ser recomendado.

Como aplicar o marketing de incentivo nos negócios?

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o conceito do marketing de incentivo, confira um passo a passo básico para iniciar a aplicação dessa estratégia o quanto antes!

1. Diagnosticar

Diagnosticar significa descobrir o que a empresa realmente deseja com a campanha. Aumento nas vendas? Fidelização de clientes? Expansão da área de atuação dos representantes?

Depois, é preciso definir quem será o público-alvo e de que forma a identidade da marca será impressa na campanha.

2. Planejar

Planejar é palavra obrigatória para qualquer ação. No caso de uma campanha para o marketing de incentivo, é preciso definir:

  • objetivos;
  • metas;
  • ações;
  • regulamento;
  • premiação;
  • tempo de duração;
  • indicadores de desempenho da campanha.

A premissa para um planejamento bem-feito é que todas as decisões sejam pautadas em números, métricas e situações reais. Do contrário, as equipes podem se sentir frustradas. A desmotivação é um problema, prejudicando não só os ganhos, como também a retenção de talentos.

3. Questionar

A opinião dos colaboradores sobre as ações de incentivo é extremamente valiosa e necessária. Colher feedbacks ajuda a identificar o nível de satisfação com a campanha, colaborando para que a empresa consiga estruturar ações cada vez mais adequadas ao seu capital humano.

Isso pode ser feito por meio de um questionário básico, que aborda questões como:

  • descobrir o que cada trabalhador acha das formas que a empresa encontrou para incentivá-los;
  • perceber se os benefícios oferecidos realmente estão suprindo suas necessidades;
  • identificar as dicas para uma possível melhoria nessas ações.

4. Avaliar

Se colaboradores felizes, motivados e incentivados proporcionam melhorias nos ganhos da empresa, é preciso avaliar se a campanha realmente surtiu o efeito desejado. Não adianta apenas se limitar aos números revelados ao final de um período, é preciso descobrir se a lucratividade é resultado do investimento no marketing de incentivo.

Foi por esse motivo que pontuamos, no início do texto, a necessidade de definir indicadores de resultado como um dos três pilares para uma campanha bem fundamentada. Você pode utilizar:

  • definição de quais resultados serão avaliados em um determinado período de tempo;
  • realização de pesquisas de satisfação com o cliente;
  • estabelecimento de metas individuais.

Lembre-se sempre da importância de definir premiações adequadas para os perfis dos colaboradores. O segredo do marketing de incentivo é oferecer e surpreender o ativo humano da empresa com metas e recompensas adequadas aos seus desejos e a realidade.

Uma forma de fazer isso é contar com o auxílio de soluções tecnológicas para gerenciar a oferta dos benefícios. Entre em contato com a Macro Plataforma e descubra como podemos ajudar!

 

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