Benefícios

Muito além do VR: 6 dicas de benefícios para funcionários

Escrito por Macro Plataforma

Cada dia que passa, as empresas começam a entender melhor a importância do reconhecimento de seus colaboradores. Oferecer benefícios para funcionários é o segredo para manter a equipe sempre motivada e, sem dúvidas, uma estratégia eficiente no momento de buscar a satisfação profissional do seu time.

Os benefícios oferecidos têm a capacidade de atrair e conservar bons talentos, além de gerarem vários pontos positivos para o negócio, como o aumento da produtividade, por exemplo. Ter uma equipe feliz e satisfeita no ambiente de trabalho rende mais, atrai um clima corporativo melhor e garante a fidelidade do funcionário com a empresa.

Tudo isso traz vantagens, tanto para o colaborador — que entra com a mão de obra — quanto para a empresa — que oferece as condições de trabalhos adequadas para a execução das atividades, além de valorizar o trabalho prestado por seus funcionários.

Neste texto, vamos dar dicas de benefícios diferenciados que podem ser oferecidos para os funcionários. Confira!

1. Cursos para desenvolvimento técnico

O primeiro tipo de benefícios para funcionários que vamos falar são os cursos para desenvolver conhecimentos técnicos. O auxílio para a realização de cursos que aprimorem a carreira dos colaboradores é um excelente investimento para o negócio, pois garante maior desempenho de todos e melhora os resultados finais.

2. Bolsas para faculdades e pós-graduações

O oferecimento de bolsas para faculdades e pós-graduações é uma ação eficiente para a capacitação do quadro de pessoal. Essa atitude coopera para a formação de um profissional mais qualificado.

As empresas que apoiam a obtenção de conhecimentos e incentivam a sua prática entendem que todo o retorno será benéfico, não só para seus funcionários, mas também para o negócio.

Uma opção de baixo custo para as empresas é firmar parcerias com Universidade para darem descontos aos seus funcionários.

3. Rede de descontos em estabelecimentos

Por meio de um clube de vantagens, é possível oferecer aos funcionários diversos descontos especiais em estabelecimentos, como:

  • cinemas;
  • academia;
  • teatros;
  • farmácias;
  • clubes e lojas de vários segmentos.

É uma ótima forma de atrair profissionais dedicados e talentosos para a organização.

E por que é tão importante?

Fornecer bons momentos de lazer aos funcionários e condições para que eles possam praticar atividades físicas é um método de prevenção que influencia diretamente na qualidade de vida e saúde do trabalhador. O resultado é percebido com a redução no uso do plano de saúde e, consequentemente, com a diminuição de custos para a empresa. 

Além disso, investir em momentos de diversão a partir de descontos em teatros e cinemas, por exemplo, propicia grandes momentos e faz com que os funcionários fiquem menos estressados. Tudo isso reduz os riscos de doenças e diminui as faltas, a entrega de atestados, dentre outras ações que prejudicam a empresa.

4. Licença-maternidade e paternidade estendidas

Outro benefício diferenciado é estender o prazo da licença-maternidade e paternidade. Essa conduta oferece melhores condições para que as mães e pais cuidem dos seus filhos nos primeiros meses de vida.

A ação consiste em permitir que as mães tirem um tempo maior de licença e continuem recebendo o salário integral. Financeiramente, a empresa não terá nenhum prejuízo, já que poderá descontar os meses acrescentados no Imposto de Renda.

Esse tipo de benefício motiva as funcionárias, que desfrutam de um período maior para amamentar e para acompanhar o desenvolvimento dos filhos, além de possibilitar que se organizem melhor para o momento de retornar ao trabalho.

No caso dos pais, além de possibilitar que passem um tempo maior com os filhos, a licença-paternidade estendida permitirá que possam auxiliar na recuperação física das mulheres, bem como ajudar nos cuidados com as crianças.

Você sabe como funcionam esses prazos?

  • no caso da licença-maternidade, trata-se de um direito garantido por qualquer empregada o afastamento do trabalho por um período relativo a 120 dias. Porém, por meio da implementação da Lei n° 11.770/2008, regulamentada pelo Decreto n° 7.052 (que elaborou o Programa Empresa Cidadã), o benefício poderá ser estendido por mais 60 dias, desde que sejam observados todos os requisitos nela estabelecidos.
  • já nos casos de licença-paternidade, a Lei n° 13.257/2016 alterou, em parte, a Lei n° 11.770/2008, e teve como uma de suas finalidades prorrogar aos pais a licença estipulada de 5 dias para 20 dias.

Esse é um tipo de benefício que deve ser considerado pelo setor de recursos humanos da empresa, afinal, os pontos positivos colhidos com um grupo de funcionários satisfeitos são bem maiores que o custo de ficar sem eles por um período maior.

5. Folga no dia de aniversário

Com a folga na data do aniversário, o funcionário se sente lembrado e valorizado. Assim, pode aproveitar o dia para descansar ou comemorar com os seus familiares e pessoas que considera importantes.

É como se fosse um presente que a empresa fornece a todos os seus colaboradores. Ou seja, uma maneira interessante de agradecer pela dedicação e empenho observado no trabalho de cada um.

6. Home office e trabalho flexível

Podemos observar um aumento no número de empresas que vêm criando um cenário de trabalho flexível, que pode ser considerado um benefício interessante. Considerando as inovações que o mercado oferece, é bom a empresa se adaptar para não ficar para trás.

Uma rotina flexível e a possibilidade de trabalhar em home office alguns dias por semana aliviam todo o cansaço gerado no processo de acordar cedo, enfrentar o trânsito e esperar muito tempo para chegar ao trabalho. Dessa forma, o funcionário estará mais descansado e ativo para exercer suas funções, reduzindo as chances de cometer erros e retrabalhos.

 

Oferecer boas condições de trabalho e de vida são ações que mantêm equipes satisfeitas profissionalmente, comprometidas com o seu trabalho e com o aumento da produtividade, não é mesmo? É muito mais eficiente ter um time com alto rendimento em vez de uma equipe que executa suas funções somente em horário comercial.

Todos estes diferenciais atraem bons profissionais e transmitem uma imagem positiva da empresa para a sociedade. É importante destacar que os benefícios para funcionários devem ser bem utilizados pela equipe, a fim de tornarem o ambiente de trabalho mais prazeroso e, consequentemente, mais produtivo.

Você gostou deste texto sobre diferentes opções de benefícios? Então, aproveite sua visita em nosso blog e assine a newsletter. Assim, você garante o recebimento de todas as atualizações e novidades!

Sobre o autor

Macro Plataforma

Deixar comentário.