Benefícios Funcionalidades Macro

Entenda como firmar parcerias com empresas para oferecer benefícios a seus colaboradores

Escrito por Macro Plataforma

O mercado está cada vez mais inflado de bons profissionais e empregadores criativos na busca por estratégias para a captação e retenção de talentos. Nesse cenário, firmar parcerias com empresas pode ser a solução para aqueles que desejam manter uma equipe engajada.

O objetivo de estabelecer tais acordos é fornecer uma variedade de benefícios mais atrativa para os colaboradores, sem estourar o orçamento. Está interessado em motivar os funcionários e fornecer qualidade de vida, mas a verba disponibilizada é reduzida? Este artigo foi feito para você!

Continue a leitura e descubra 5 maneiras de aumentar a produtividade gastando menos, além das vantagens de cada uma delas!

O papel dos benefícios na motivação das equipes

Os colaboradores representam o bem mais precioso de uma empresa. São eles que auxiliam na criação e possibilitam a execução de projetos que agradem aos clientes, mantendo a saúde financeira e a imagem da marca sempre bem posicionada no mercado.

Para que os resultados positivos sejam alcançados, um dos principais requisitos é ter uma equipe motivada. Lembre-se de que oferecer um bom pacote de benefícios é uma das alternativas para captar e manter os melhores talentos dentro de uma organização.

As prioridades do colaborador

Foi-se o tempo em que o salário era o maior atrativo de um emprego. O mundo corporativo está cada vez mais competitivo, sendo que as prioridades são outras. O bem-estar e a qualidade de vida integram a lista das prioridades na vida de um trabalhador.

É aí que entra a importância dos benefícios para a motivação das equipes. Uma companhia não deve concentrar seu diferencial nos clientes: é importante que também seja atraente para o colaborador, despertando nele a vontade de estar lá e fazer mais pelo contratante.

O orçamento apertado nem sempre permite que esses incentivos sejam oferecidos. Mas, felizmente, existe uma possibilidade de reforçar o pacote de vantagens gastando muito pouco: apostando nas parcerias com empresas.

As parcerias com empresas que podem ser firmadas

Para entender um pouco melhor sobre como essas alianças auxiliam a cumprir com os objetivos mencionados no início deste artigo, trouxemos 5 sugestões de parcerias com empresas que podem ser estabelecidas, além dos benefícios de cada uma delas. Confira!

1. Instituições de ensino

Funcionários engajados e que gostam de onde trabalham procuram evoluir para conquistar posições melhores dentro de uma empresa.

Parcerias com instituições de ensino são uma via de mão dupla quando se trata de benefícios. Para o colaborador, a formação continuada representa um salto na carreira. Já para a organização, é a certeza de um time cada vez mais capacitado.

2. Academias

Empresas sérias, que se preocupam com o bem-estar de seus colaboradores, sabem muito bem a importância de manter uma equipe com a mente sã. A prática de atividades físicas funciona como um poderoso remédio contra o estresse e a ansiedade.

Na hora de procurar os parceiros para fornecer as mensalidades com desconto, considere as redes de academias que têm unidades em vários bairros e as que ficam próximas ao trabalho ou, ainda, em uma área central e de fácil acesso para a maioria.

3. Restaurantes

É possível que aquele restaurante próximo da empresa esteja interessado em firmar uma parceria e fornecer ótimos descontos a seus funcionários. Quanto maior for a redução no valor, mais satisfeito o colaborador vai ficar. Na hora de negociar o benefício, lembre aos gestores do futuro parceiro sobre a possibilidade de ganhar centenas de novos clientes.

Os efeitos positivos não serão notados apenas no bolso do trabalhador. Usar o horário do almoço para espairecer, jogar conversa fora e comer uma comida gostosa e diferente pode diminuir o estresse do time e proporcionar uma integração entre seus membros.

4. Cinema

Pegar um cineminha é um programa apreciado por muitos. Contudo, as pessoas costumam deixar a programação de lado por várias razões.

A falta de dinheiro é um motivo recorrente, pois o custo do passeio aumentou muito nos últimos anos. Algumas redes praticam valores promocionais durante a semana, mas nem sempre a correria do dia a dia permite uma fugidinha para o cinema em uma terça-feira à noite, por exemplo.

Aqui, o interessante é firmar parcerias com empresas que mantenham os valores mais acessíveis para os colaboradores aos fins de semana e feriados ou, ainda, forneçam um par de ingressos todo mês.

Atente à questão do acompanhante! Trata-se de um detalhe muito importante nesse caso, pois muitos não gostam de assistir a filmes sozinhos.

5. Agências de viagens

E por que não pensar em conceder benefícios aos colaboradores durante as férias ou nos feriados prolongados? Uma parceria com uma agência de viagens tem tudo para ser um dos pontos altos no processo de retenção de talentos da empresa.

Dependendo de como esse acordo é recebido pelos funcionários, além de passagens a preços promocionais e pacotes mais em conta, a organização pode investir em viagens corporativas como forma de premiá-los e motivá-los a alcançarem metas cada vez mais altas.

O gerenciamento dos benefícios

Conceder benefícios aos funcionários é uma ação que deve ser realizada estrategicamente (caso contrário, pode ser um tiro no pé). Quando se trata de um pacote que não gera custos ou não interfere no orçamento, o cuidado deve ser redobrado.

Imagine que a empresa faz um anúncio a todas as equipes ou aos futuros colaboradores na hora da contratação, informando que podem procurar por determinadas instituições, academias e agências de viagens para desfrutar de facilidades e descontos. Mas, quando o indivíduo faz isso, não consegue contratar os serviços com as condições ofertadas pelos empregadores.

O perigo está justamente na falta de formalização ou contato constante com o parceiro. Esse é um trabalho que demanda tempo da equipe e, se não estiver estruturado, as renovações podem ficar esquecidas com a correria do dia a dia. Portanto, é preciso atentar a essa questão.

Como evitar esse problema

Felizmente, a tecnologia tornou-se uma aliada no gerenciamento do pacote de benefícios. Empresas como a Macro Plataforma oferecem soluções para o a gestão dessas parcerias. Desde a busca, a negociação e a formalização até a comunicação para os colaboradores: tudo é alinhado com a área de Recursos Humanos e Benefícios para atingir os objetivos estratégicos.

Dessa forma, o colaborador tem acesso às parcerias diretamente em um aplicativo personalizado e exclusivo, que reúne as opções exclusivas e as que a Macro agrega, garantindo a atualização e um constante acompanhamento por parte do RH. No lugar de negociar o benefício de forma isolada, o empregador pode disponibilizar a plataforma com toda uma estrutura para o usuário.

Colaborador feliz é sinônimo de produtividade e resultados satisfatórios. Aposte em parcerias com empresas para aumentar o pacote de benefícios e observe os efeitos positivos sem grandes alterações no orçamento!

Quer receber outras dicas para tornar sua atuação no RH mais estratégica e colaborar com os resultados da empresa? Assine nossa newsletter!

Sobre o autor

Macro Plataforma

Deixar comentário.