Gestão de Pessoas

Entenda a importância da motivação no ambiente de trabalho

Equipe motivada no trabalho
Escrito por Macro Plataforma

Atualmente, a motivação no ambiente de trabalho é um dos principais fatores de atração e retenção de talentos nas empresas. Isso porque vivemos em um tempo no qual os profissionais querem muito mais do que apenas o salário entrando na conta no fim do mês. 

É preciso levar em consideração as mudanças de geração para geração até quando falamos em mercado de trabalho. Nos anos 1980/90, um emprego de carteira assinada e em horário comercial talvez fosse o suficiente. E, para algumas pessoas ainda é, claro.

No entanto, há uma boa parcela de profissionais — especialmente os mais jovens, que estão chegando agora ou têm pouco menos de uma década de estrada — que busca por outras coisas. A famosa Geração Y, por exemplo, está mais focada em ter satisfação.

Essas pessoas querem um propósito, sentir que estão fazendo a diferença e ser felizes nas atividades que desempenham. A motivação no ambiente de trabalho também está profundamente ligada à produtividade.

Afinal, uma pessoa motivada rende muito mais, sem que isso seja visto como um sacrifício ou uma exigência de cima para baixo. Essa questão é uma via de mão dupla: fundamental para o funcionário, mas também fonte de muitos benefícios para o empregador. 

Interessou-se pelo assunto? Continue a leitura para saber mais!

O que é preciso para manter a motivação no ambiente de trabalho?

Como antecipamos, não basta ter um bom salário e a promessa de estabilidade para garantir o engajamento e a motivação dos funcionários no ambiente de trabalho. Trata-se de questões importantes, com certeza, mas essas não são mais as únicas razões pelas quais os bons profissionais permanecem em um emprego. 

As pessoas têm necessidades diferentes e, consequentemente, são motivadas por razões distintas. Sendo assim, também é preciso conhecer os funcionários e compreender o que, em um vasto universo de possibilidades, fará com que eles se sintam mais estimulados. 

A seguir, conheça alguns fatores que são muito relevantes e contribuem para a motivação no ambiente de trabalho — e, por consequência, na hora de captar ou reter os talentos para uma empresa. 

Cultura da empresa

Quando falamos em cultura empresarial, estamos nos referindo ao modelo de trabalho e aos valores que a empresa prega. Tais pontos acabam refletindo também na maneira como a organização é vista no mercado.

Tão importante quanto ter bons profissionais é ter colaboradores que compartilhem dos mesmos valores que a companhia. Se o perfil da companhia é competitivo, um profissional extremamente colaborativo pode não se adaptar e não performar como poderia. 

Clima organizacional

Também é de grande importância pensar no clima organizacional da companhia. O ideal é oferecer um ambiente saudável e harmonioso, onde o bem-estar do funcionário, sua saúde e sua qualidade de vida são levados em consideração.

Se o local mantém práticas e atitudes que prestigiam seus funcionários, a reputação no mercado será excelente. E, assim, o negócio se tornará objeto de desejo dos bons profissionais.

O colaborador que for avaliado justamente e colher os devidos frutos pelo bom trabalho será muito mais motivado e produtivo.

Plano de carreira

E, por falar nos frutos gerados por um bom trabalho, é fundamental ter um plano de carreira e desenvolvimento. Afinal, não ter clareza sobre as possibilidades de crescimento na empresa é muito desmotivador.

Ninguém quer passar anos desempenhando a mesma função, sem ter ideia se um dia conseguirá subir degraus. Por isso, um plano de carreira definido é o ideal para que os funcionários tenham objetivos a alcançar e não busquem fora o que não encontram dentro da empresa.

Boas lideranças

Você já deve ter ouvido aquela frase recorrente: “as pessoas não deixam seus empregos, deixam seus chefes”. Pois é disso que se trata a falta de uma boa liderança. Quando um profissional não é bem acolhido e orientado, é natural que antecipe sua saída da empresa.

O bom gestor, que sabe ouvir e dá feedbacks de qualidade, além de ajudar o funcionário a crescer, é o braço direito da companhia. Isso porque ele auxilia diretamente na construção de equipes altamente motivadas, que “vestem a camisa”.

Sendo assim, é vital investir no desenvolvimento e na qualificação dos líderes. Afinal, eles também precisam se sentir motivados para conseguir sempre os melhores resultados da equipe. 

Investimento em comunicação

Para todo profissional de Recursos Humanos, é fundamental investir em Endomarketing — uma área de atuação que vem crescendo dentro das empresas. Afinal, trata-se da comunicação não apenas voltada para o funcionário, mas pensada para atender às suas necessidades.

Invista em jornais e murais, TV e boletins corporativos, além de todo tipo de veículo que agregue conhecimento e divulgue informações da companhia. Especialmente em momentos de crise, a comunicação é uma ferramenta poderosa. Afinal, quando o profissional está bem informado sobre tudo o que acontece na empresa, ele se sente mais comprometido e participativo.

Benefícios extras 

Os benefícios tradicionais são ótimos, mas, às vezes, é preciso ir além. Atrativos extras podem, sim, reter ou atrair os melhores profissionais.

Por isso, avalie a contratação de um clube de benefícios customizado às necessidades dos funcionários. Ter acesso a descontos e promoções em diversos segmentos (saúde, cultura, lazer etc.) é um verdadeiro diferencial. 

Nesse mesmo contexto, o oferecimento de bolsas de estudo ou convênios com instituições de ensino é bem-vindo. Dessa forma, a equipe se sentirá valorizada e saberá que a organização investe em seu desenvolvimento profissional. Outro benefício muito valorizado, especialmente pelos millennials, é a flexibilização de horários e o modelo de trabalho remoto.

 

Como você pôde perceber, há diversas maneiras de garantir a motivação no ambiente de trabalho. Algumas são fórmulas repaginadas de modelos antigos; outras são totalmente novas. O importante, para manter a empresa alinhada aos novos tempos, é que os profissionais de Recursos Humanos também acompanhem as evoluções do mercado de trabalho.

Já sabemos que velhos métodos não são mais suficientes para garantir equipes engajadas e a permanência dos melhores funcionários. Então, o jeito é arregaçar as mangas e colocar em prática a gestão de pessoas dos novos tempos para garantir mais satisfação entre a equipe e, de quebra, maior produtividade para o negócio.

Agora que você já entendeu a importância da motivação no ambiente de trabalho e conheceu um pouco mais sobre as variadas formas de aumentar o engajamento dos colaboradores, aproveite para deixar um comentário! Esclareça suas dúvidas ou compartilhe suas experiências com a gente!​

Sobre o autor

Macro Plataforma

Deixar comentário.