Gestão de Pessoas

Como o RH pode melhorar a qualidade de vida no trabalho?

Escrito por Macro Plataforma

O ambiente laboral é um lugar onde as pessoas passam grande parte dos seus dias e, por esse motivo, é muito importante que as empresas se preocupem em investir na qualidade de vida no trabalho. A falta de um bom clima organizacional pode causar desmotivação, alta rotatividade e outros riscos físicos e mentais que influenciam diretamente nos resultados do negócio.

Diversas pesquisas indicam que cuidar do bem-estar dos funcionários reduz as chances de depressão e aumenta a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços prestados, tornando as instituições mais competitivas no mercado.

Você quer saber como propiciar melhor qualidade de vida aos colaboradores? Então, continue lendo este texto!

Promova o bom relacionamento profissional

É preciso transformar o local de trabalho em um ambiente acolhedor e agradável para os profissionais. Para que isso aconteça, é importante que os colaboradores encontrem pessoas com as quais se identifiquem e busquem construir relações prazerosas e respeitosas.

Ter com quem contar no trabalho ajuda muito, assim como respeitar todos que dividem a convivência no dia a dia laboral.

Estimule a prática de atividades físicas

Incentivar os funcionários a praticarem atividades físicas mostra a preocupação da instituição com a saúde dos colaboradores. Esse estímulo pode ser feito por meio de parcerias com academias ou promovendo a ginástica laboral.

Flexibilize a jornada de trabalho

Um horário de trabalho flexível é importante para que as pessoas consigam conciliar suas necessidades pessoais com as profissionais. Quando o funcionário está ciente que a empresa oferece esse tipo de flexibilização, ele trabalha mais tranquilo. Afinal, ele sabe que, caso precise, poderá resolver problemas particulares sem afetar seu trabalho, evitando estresses ou preocupações excessivas.

Ofereça boas condições de trabalho

Oferecer um ambiente físico confortável, com iluminação e limpeza adequadas, cadeiras e mesas com a ergonomia necessária para os trabalhadores, entre outros, são fatores que auxiliam no aumento da qualidade de vida e produtividade.

O espaço de trabalho é onde todos passam boa parte do dia, portanto, precisa oferecer todo o conforto para que a equipe possa trabalhar bem.

Forneça o crescimento na carreira

Se a empresa deseja ter e reter grandes talentos que desenvolvam trabalhos de qualidade, é importante fornecer oportunidade para que isso aconteça. Podem ser oferecidos cursos e treinamento para capacitação, seminários ou parcerias com escolas e faculdades, por exemplo.

Além disso, se possível, é interessante conceder momentos para discutir sobre o trabalho, esclarecer dúvidas e pensar sobre maneiras e ações para crescimento.

Quando as organizações contribuem para o desenvolvimento de seus colaboradores, eles se sentem ainda mais valorizados e fazem de tudo para alcançar todas as metas e objetivos propostos. Isso pode ser feito por meio do incentivo ao aprimoramento de suas habilidades e à promoção do conhecimento para que os funcionários obtenham o tão desejado sucesso em suas carreiras profissionais.

Conceda benefícios atraentes

Os benefícios atraentes são uma ferramenta muito poderosa quando o assunto é satisfação profissional, podendo oferecer diversas vantagens. Eles podem ser implantados na organização para garantir funcionários felizes e comprometidos com seu trabalho.

Com simples atitudes diárias e custos baixos, é possível promover melhorias na qualidade de vida do trabalhador. Um exemplo é adotar uma plataforma de relacionamento na qual os colaboradores podem encontrar serviços como descontos em clubes, teatros, cinemas e farmácias, além de ser também um excelente canal de comunicação.

Reconheça os profissionais

Valorize, parabenize e elogie um trabalho bem feito. As pessoas gostam e se sentem entusiasmadas quando são elogiadas. De preferência, reconheça em público sempre que um funcionário executar bem suas atividades. Porém, caso precise criticar, faça-o em particular e de maneira construtiva.

Capacite as lideranças

Capacitar as lideranças é essencial, pois quando a empresa promove um profissional para um cargo de gerência, em alguns casos, pode perder um ótimo técnico — e ganhar um gerente não muito bom.

Geralmente, isso acontece pelo fato do funcionário não ter muita habilidade para exercer a nova função, criando sob seu comando um time apático, desmotivado e até mesmo revoltado e indignado com a falta de competência do seu líder. Como resultado, há uma perda tanto na qualidade de vida no trabalho quanto na produtividade.

Evite a sobrecarga de trabalho

Avalie os setores existentes na empresa e procure saber, por meio dos próprios empregados, se existe alguma área que se encontra sobrecarregada ou realizando tarefas que poderiam se redesignadas para outros departamentos.

Se esse for o caso, analise a possibilidade de aprimorar o fluxo de trabalho ou até criar outras áreas.

Se a organização tem costume de realizar muitas horas extras ou de todos trabalharem nos finais de semana, esse pode ser o momento de rever o conceito. Reavalie a necessidade de cada um trabalhar a mais após o expediente e, se possível, defina uma política de horas extras e elabore projetos para fomentar o aumento da qualidade de vida.

O cansaço pode acarretar falta de concentração e erros. Portanto, crie incentivos para que os profissionais mantenham o foco ao longo da jornada de trabalho e não precisem ficar a mais para cumprir suas atividades.

Dê feedback

As pessoas desejam crescer profissionalmente e, nesse sentido, o feedback contínuo é fundamental e serve como base para mostrar ao colaborador se ele está na direção certa e o que precisa ser melhorado.

Isso faz com que ele se sinta bem direcionado e seguro de que está no caminho desejado pelos gestores, melhorando sua autoestima e aumentando sua segurança na função que executa.

Invista na comunicação interna e confraternizações

A comunicação interna exerce um papel primordial para a motivação dos trabalhadores e para a redução do turnover nas empresas.

Manter um canal aberto de comunicação com a equipe fará com que os profissionais se sintam à vontade para expor suas ideias de melhorias para o ambiente. Recebendo as sugestões dos funcionários, eles investirão tempo e dedicação, produzindo mais.

Assim, é possível conhecer melhor a necessidade de cada um e pensar em outros benefícios que realmente os agradem. Para isso, use caixa de sugestões, murais informativos, eventos, entre outros.

Uma ideia é criar momentos para celebrar metas alcançadas ou o aniversário de algum colaborador. Não precisa fazer grandes festas. O importante é comemorar essas datas, elevar o moral e melhorar a satisfação do colaborador em relação à empresa.

A qualidade de vida no trabalho é essencial para que todos possam se manter motivados e fortalecidos para realizar os projetos. Investir para que os funcionários tenham a mente e o corpo bem cuidados reduz o estresse, previne doenças, diminui o absenteísmo e aumenta a produtividade, se tornando um grande aliado para o êxito do negócio.

Você tem feito algo para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da sua empresa? Deixe aqui seu comentário e conte quais são suas experiências e opiniões sobre o assunto!

Sobre o autor

Macro Plataforma

Deixar comentário.