Gestão de Pessoas

Como desenvolver o engajamento de funcionários? Descubra aqui!

Escrito por Macro Plataforma

Você sabe como desenvolver o engajamento de funcionários na sua empresa? Isso é muito importante, pois colaboradores engajados produzem mais, atendem os clientes com mais atenção e prezam para que tudo ocorra como o planejado na organização.

Trabalhar em estratégias para que a equipe esteja sempre engajada é uma prática de endomarketing que precisa ser levada em consideração pelos diretores da empresa, sendo essa uma atividade que pode ser feita em conjunto com setores como o marketing, comunicação e os recursos humanos. Essa integração nos programas de engajamento é fundamental, pois cada área poderá colaborar com conhecimentos específicos que contribuem muito para a execução e os resultados do trabalho como um todo.

Para que você saiba como desenvolver estratégias de engajamento na sua empresa, listamos uma série de dicas práticas que vão lhe ajudar a alcançar mais resultados positivos em seu negócio. Siga conosco e confira as nossas orientações agora mesmo!

Tenha lideranças inspiradoras

O exemplo deve sempre vir de cima, por isso a empresa deve ter a preocupação de desenvolver lideranças inspiradoras em suas equipes. É preciso que os líderes tenham proatividade e paixão por aquilo que fazem, servindo como inspiração para os seus liderados. Seguindo essa mesma linha de raciocínio, a figura do líder não deve ser a de um chefe autoritário, mas sim de um conselheiro, um amigo que está sempre à disposição para ouvir sugestões de melhorias tanto na questão de infraestrutura da empresa como nas atividades de trabalho cotidianas.

Para que isso ocorra, a organização precisa escolher muito bem os seus líderes, que devem ser pessoas preparadas não só com conhecimento técnico, mas também com habilidades como a boa comunicação e facilidade em gerenciar relacionamentos.

Defina metas para a equipe

A definição de metas é fundamental para que os trabalhadores de uma empresa sejam mais engajados. Essas metas podem ser as mais variadas como uma quantidade X de vendas em uma rede varejista, uma quantidade Y de peças produzidas em uma indústria, um número Z de clientes prospectados para a contratação de um serviço etc.

Ter um objetivo a ser atingido e ser recompensado por isso faz com que as pessoas se sintam mais motivadas a realizar um trabalho de qualidade, pois sabem que ganharão mais dinheiro ou um prêmio especial se atingirem a meta proposta. É necessário, no entanto, ter atenção ao definir esses objetivos: não é recomendado que eles sejam impossíveis de se atingir, afinal isso significa enganar e subestimar a inteligência dos colaboradores. Entretanto, isso também não significa que precisem ser fáceis. O ideal é que as metas estipuladas sejam sempre exequíveis. 

Reconheça méritos e esforços

As pessoas gostam de serem reconhecidas e elogiadas por aquilo que fazem de positivo, por isso é preciso estar sempre atento para que as conquistas dos colaboradores sejam prestigiadas pela empresa. E não somente aquelas alcançadas dentro da organização, como quando alguém é promovido de cargo. Realizações pessoais, que acontecem fora do ambiente de trabalho, também podem e devem ser reconhecidas pela firma.

Uma ideia interessante é desenvolver uma espécie de coluna social nos informativos internos, como o jornal da empresa ou newsletter da intranet. Esse espaço pode ser usado para parabenizar os funcionários que se formaram na universidade, que se casaram, tiveram filhos etc.

Estabeleça um plano de cargos e salários

Em qualquer âmbito profissional, é natural que os colaboradores pensem em crescer, se desenvolver e conquistar uma promoção ou um salário maior na empresa. Por essa razão, ter um plano de cargos e salários é tão relevante, afinal, com essa ação, a organização não só terá funcionários mais engajados, como também diminuirá o turnover, ou seja, a rotatividade de colaboradores.

Os cargos e salários devem seguir um planejamento que pode ser apresentado ao colaborador logo que ele for admitido. Obviamente que para conquistar o crescimento profissional, o trabalhador precisa fazer por merecer, mas é fato que ele precisa saber que é possível chegar lá.

Fortaleça a cultura organizacional

A cultura organizacional é um conjunto de valores que engloba a missão e a visão da empresa. Trata-se do modo de pensar da organização, da forma como a presidência ou os gestores se organizam para tocar o negócio. Até poucos anos atrás, por exemplo, era comum que as empresas tivessem um modelo de trabalho no formato de pirâmide, em que os gestores ficavam no topo e os funcionários na parte mais baixa, gerando um distanciamento entre as partes. Na atualidade, as empresas contemporâneas que desejam sobreviver no mercado precisam adotar uma estrutura mais horizontalizada, com gestores e colaboradores ocupando o mesmo patamar de importância, tendo a possibilidade de dialogar e trocar ideias de igual para igual.

Muitas empresas tradicionais estão revendo a sua cultura e postura com os trabalhadores, buscando torná-los mais próximos da gestão. Prova disso é o crescimento da implantação de programas como o café com o presidente, em que semanalmente ou quinzenalmente um grupo de funcionários é convidado para tomar café da manhã e conversar com o número 1 da organização.

Ofereça benefícios diferenciados

Os planos de saúde e convênio odontológico são muito importantes para os colaboradores e certamente são bons benefícios a serem oferecidos, mas já não são mais suficientes. Como praticamente todas as empresas oferecem essas vantagens, os seguros deixaram de ser um diferencial, tornando-se quase uma obrigação. Por isso, é muito importante que sejam buscadas alternativas para investir em ações diferenciadas que vão além e sejam realmente vantajosas para motivar os trabalhadores na realização de suas funções.

A tecnologia proporcionou o surgimento de novas opções de benefícios que podem ser oferecidos aos funcionários, como plataformas de relacionamento em que as bonificações podem ser escolhidas pela própria equipe.

Se você seguir essas dicas, temos a certeza de que você terá sucesso ao desenvolver o engajamento de funcionários na sua empresa. E isso, certamente, resultará em mais lucratividade e crescimento para a organização.

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