Gestão de Pessoas

Como criar campanhas motivacionais realmente eficientes? Entenda

Escrito por Macro Plataforma

Você sabe o que são campanhas motivacionais? Elas representam um meio de incentivar colaboradores de qualquer departamento para que se sintam valorizados e satisfeitos no ambiente de trabalho, os impulsionando em direção à obtenção de melhores resultados.

Pensando na importância do assunto, reunimos neste artigo as principais informações sobre o tema. Confira!

Como as campanhas motivacionais aumentam a produtividade?

“E como elas podem ajudar a melhorar as metas da empresa?”, você pode se perguntar. Campanhas eficientes geram altos índices de produtividade e otimizam o fluxo de trabalho, assim auxiliando a companhia a alcançar as metas estipuladas, tais como:

  • fidelização de clientes;
  • diminuição do turnover;
  • otimização operacional;
  • otimização administrativa;
  • diminuição de despesas;
  • melhora do clima organizacional;
  • aumento dos rendimentos.

O que deve ser considerado durante a criação de campanhas motivacionais?

A princípio, antes de adentrar o tópico, vamos trabalhar com dois cenários: no primeiro, o colaborador não se sente motivado, nada do que faz é reconhecido e ele sabe que não vai receber recompensa nenhuma, por mais que a sua performance seja diferenciada. 

Já no segundo, o colaborador se sente motivado, tem seu trabalho reconhecido e sabe que se o seu desempenho for satisfatório, será recompensado justamente por isso.

Em qual dos dois cenários você acredita que haverá altos índices de produtividade? Não foi muito difícil de responder, não é? A concessão de benefícios, além de ser considerada uma forma alternativa de remuneração, incentiva o aprendizado e a melhoria da performance geral!

O aumento da produtividade está diretamente relacionado ao bom desempenho da equipe, obtido por meio do engajamento e estimulação dos colaboradores

Veja abaixo os três fatores — relacionados à equipe — que devem ser considerados durante a criação dessas campanhas para que elas sejam, de fato, eficientes:

  1. motivação: motivar os profissionais não só faz com que eles obtenham melhores resultados, mas também auxilia a diminuição do turnover e retém as equipes de alta performance;
  2. reconhecimento: ao identificar e reconhecer os profissionais de destaque e prestigiá-los, a empresa consegue melhorar o clima e a cultura organizacional;
  3. recompensa: contemplar os colaboradores de destaque de acordo com seus desempenhos os mantêm estimulados e engajados, o que reflete diretamente no aumento da produtividade empresarial.

E então, como criar campanhas motivacionais?

Geralmente essas campanhas são destinadas às equipes de vendas. No entanto, como mencionado no início deste artigo, elas podem ser utilizadas em todos os departamentos. Além disso, é importante incluí-las no planejamento anual da empresa visando as metas a serem atingidas e as datas comemorativas anuais.

É necessário ressaltar, no entanto, que as campanhas sozinhas não necessariamente melhoram as metas, é preciso um conjunto eficiente com:

  • infraestrutura adequada;
  • treinamentos e capacitações;
  • investimento em automação comercial;
  • boas práticas relacionadas à gestão de pessoas;
  • gestão empresarial estratégica etc.

Ao garantir esse conjunto e aplicar a estratégia de campanhas motivacionais, as metas elencadas no início deste artigo são facilmente atingidas. Observe os itens abaixo para saber como criar campanhas motivacionais realmente eficientes.

Identifique as necessidades da equipe

A recompensa deve ser coerente com as necessidades dos profissionais. Provavelmente ninguém quer se esforçar o mês inteiro para ser recompensado com um jogo de potes plásticos, não é?

Analise e identifique as expectativas da equipe — todos nós podemos aproveitar folgas extras, bonificação salarial ou novos aparelhos eletrônicos, por exemplo.

Estabeleça objetivos

Imagine deixar os colaboradores satisfeitos e motivados e ainda gerar lucro para a empresa na qual você trabalha. Útil e rentável, não é?

Por meio das campanhas motivacionais isso é possível — supondo que o objetivo estabelecido seja o aumento dos rendimentos, elas podem ser utilizadas para vender produtos ou serviços da empresa.

Aqui vai um exemplo: se há a pretensão de aumentar as vendas de uma mercadoria recém-lançada, oferte pequenos prêmios toda vez que um colaborador vendê-la. Se a empresa oferece serviços, como locação de veículos, sempre ofereça recompensas aos funcionários que conseguirem vender serviços extras, como extensões das diárias ou seguros.

Em suma, é importante que a empresa estabeleça objetivos para atingir as metas desejadas e fazer a análise posteriormente.

Defina metas individuais e coletivas

As metas individuais devem ser planejadas de acordo com o desempenho do colaborador e baseadas em métricas claras, para que o trabalho individual possa ser supervisionado e analisado com eficiência. 

Já as metas coletivas devem ser baseadas no resultado único da equipe, a qual deve trabalhar visando a cooperação a fim de atingir a máxima produtividade. É importante adotar uma comunicação clara e objetiva para que todos entendam o que devem buscar.

Determine as recompensas

Após identificar as necessidades da equipe e definir as metas, é hora de determinar as recompensas individuais e coletivas. Confira alguns exemplos de prêmios:

  • viagens;
  • folgas extras;
  • gratificação em dinheiro;
  • descontos em produtos ou serviços;
  • cartões de benefícios etc.

Em alguns casos, como no de viagens, o prêmio individual deve ser pensado englobando também a família do colaborador.

Analise os resultados

Como saber se a campanha foi realmente eficiente sem a análise dos resultados? A partir dos objetivos estabelecidos e dos indicadores de desempenho anteriores e posteriores aos incentivos, verifique o impacto que as campanhas motivacionais causaram nos âmbitos individual e coletivo.

Observe se a empresa está fornecendo a infraestrutura e os materiais adequados para que os colaboradores possam atingir suas metas com sucesso. Analise também a situação do mercado — possíveis crises podem piorar o número de vendas, por exemplo, mas isso não significa que os profissionais não estejam sendo estimulados pela campanha ou se esforçando o suficiente.

Além do que já foi mencionado, é fundamental atualizar constantemente os colaboradores sobre os resultados para que eles possam reformular suas próprias estratégias e alcançar as recompensas. Isso estimula significativamente o aumento da produtividade. Quer um exemplo?

É comum empresas de telemarketing terem um quadro em cada sala com a classificação (relacionada às vendas, por exemplo) de cada colaborador. Cada venda é anotada e a equipe fica sabendo em tempo real quem é o mais bem posicionado atualmente. Os que se encontram nas primeiras posições ficam mais estimulados para competir, de forma saudável, pelo primeiro lugar.

O que acha de se espelhar em exemplos de grandes empresas?

Grandes empresas apresentam cases de sucesso com diferentes resultados em razão de campanhas motivacionais. Confira alguns exemplos:

Portobello — Aumento da produtividade

Entre 2010 e 2014, a empresa conseguiu aumentar a produtividade em 31% apenas com ações de campanhas motivacionais. Ela desenvolveu o Programa de Crescimento e Desenvolvimento que estabeleceu métodos de crescimento na carreira para os colaboradores.

Best Buy — Diminuição do turnover

A empresa percebeu que muitos colaboradores jovens deixavam a companhia. Por isso, decidiu criar um canal de comunicação interno (espaço virtual) para que pudessem conversar, trocar informações e resolverem questões do trabalho. A taxa de rotatividade caiu de 60% para 12%.

Octadesk — Crescimento do negócio

Como reconhecimento os funcionários da empresa ganhavam bônus quando os objetivos eram cumpridos. Em 2017, o negócio de solução de atendimento ao cliente estipulou uma meta: crescer 300%. No entanto, o crescimento foi de 340% e como prêmio coletivo toda a equipe ganhou uma viagem com tudo pago para a Disney, nos Estados Unidos.

Neste artigo percebemos como as campanhas motivacionais eficientes faz com que os colaboradores sintam-se valorizados e motivados a obterem melhores resultados. Com isso há a melhoria do fluxo de trabalho e o aumento da produtividade, possibilitando a expansão da empresa e o seu destaque no mercado.

Agora que você já aprendeu a criar campanhas motivacionais realmente eficientes, o que acha de se aprofundar sobre outros temas essenciais? Entenda já a importância da gestão de benefícios e aumente ainda mais o desempenho dos colaboradores e os lucros da empresa!

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