Gestão de Pessoas

Como as inovações tecnológicas podem facilitar o trabalho dos colaboradores?

Escrito por Macro Plataforma

Pelo fato das inovações tecnológicas avançarem cada dia mais no ambiente de negócio, as empresas que querem crescer nesse mercado tão competitivo devem buscar novos métodos de gestão que se adequem as exigências atuais.

A tecnologia tem tornado os processos gerenciais mais simples, facilitando a vidas dos colaboradores, além de trazer possibilidades de qualificação, treinamento, novos conhecimentos e ser uma grande parceira para o aumento da produtividade.

Contudo, é preciso identificar os benefícios e elaborar um planejamento para que esse investimento possa influenciar positivamente na empresa.

Pensando nisso, elaboramos este texto para que você entenda como as inovações tecnológicas podem auxiliar os funcionários no trabalho e crescimento da organização. Acompanhe!

Quais são os impactos das inovações tecnológicas na rotina dos colaboradores?

A sociedade vem passando por transformações muito ligadas ao consumo, principalmente, quando falamos em comodidade.

Essa comodidade exige que as empresas invistam cada vez mais em tecnologia no intuito de prover satisfação, acessibilidade e conforto aos clientes, tendo em vista que a implementação tecnológica se torna um diferencial tanto em processos internos como no desenvolvimento de produtos e serviços.

Os recursos utilizados tiram a empresa e os seus colaboradores da zona de conforto, possibilitando o aumento da qualidade e eficiência das suas atividades, colaborando mais ainda pelo sucesso do negócio.

Quais são as tecnologias que ajudam os funcionários?

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que podem auxiliar os colaboradores a exercerem suas funções. A seguir, conheça algumas dessas inovações tecnológicas.

Chatbots

O atendimento ao cliente é uma tarefa que consome muito tempo e esforço. Os chatbots são softwares programados para responder dúvidas previsíveis e apresentar soluções imediatas, tornando-se uma opção para descarregar o atendimento e elevar o índice de resolução de problemas, o que facilita o trabalho da empresa.

Algumas redes sociais já oferecem as ferramentas para inserção de chatbots nas páginas para o contato com os consumidores. Esse sistema pode ser usado tanto para vendas quando para o atendimento de solicitações dos clientes.

A utilização de algoritmos faz com que o atendimento se torne cada vez mais parecido com o de um atendente humano, aprimorando o impacto no marketing de relacionamento da empresa.

Softwares de gestão integrada

A organização é essencial para que qualquer negócio seja bem projetado, principalmente para evitar que alguma tarefa seja prejudicada devido à perda de prazos, atrasos etc.

Os softwares de gestão integrada foram criados justamente para: criar cronogramas para aumentar o conhecimento sobre as atividades e, assim, gerar mais responsabilidade no cumprimento de prazos, trazendo economia para a empresa.

Além disso, os programas auxiliam na elaboração de pré-requisitos para o encaminhamento das tarefas para outros departamentos, lista de check-in para avaliar se todos os itens foram atendidos, lembretes de prazos e anotações para cada fase da atividade.

A sua maior vantagem é a integração entre todas as equipes e, por isso, caso seja identificada alguma falha, é possível, por meio do histórico de movimentação, encontrar o erro, facilitando a adoção de medida para solucioná-lo.

Plataformas de Ensino a Distância (EAD)

A tecnologia Learning Management System (LMS) ou Sistema de Gestão de Aprendizagem permite que todos dentro da instituição tenham acesso à informação indispensável para a sua função no momento que acharem mais oportuno, com o acompanhamento dos gestores.

Uma vez que os objetivos foram alcançados, novos fluxos de ensino podem ser elaborados na empresa e serem sempre atualizados. O LMS se trata de uma forma de transmissão de conhecimento, e todas as áreas podem se beneficiar dele.

Por meio da educação a distância, mais colaboradores podem ser qualificados para suas responsabilidades e terem suas competências aprimoradas.

Aplicativos de reuniões virtuais

A incorporação da tecnologia melhora consideravelmente a comunicação entre empresa e funcionários. Com o uso de um aplicativo próprio, as reuniões passam a não exigir mais a presença física, podendo os trabalhadores, de lugares diversos, conversarem entre si em tempo real.

Esses programas possibilitam a conexão de pessoas por voz, vídeo, arquivos, etc. Por meio do compartilhamento de tela, os projetos podem ser apresentados com maior facilidade. Os aplicativos podem ser instalados em computadores, notebooks, tablets e até mesmo em smartphone, gerando interatividade e simplicidade de comunicação.

Quais são os benefícios oferecidos pelas inovações?

São inúmeras vantagens concedidas pela tecnologia. Abaixo, conheça as principais:

Gerenciamento das tarefas

Com um sistema de gestão eficiente, é possível controlar a produtividade de todo o time, sem perder tempo indo em cada funcionário para saber como anda a execução do trabalho.

Essa ferramenta permite gerar relatórios de desempenho, mensurar o tempo que o trabalhador perde na prática das tarefas diárias, eliminar a ociosidade, identificar possíveis erros e realizar os ajustes necessários para impedir situações de crise futura.

Além disso, o monitoramento de atividades fica menos centralizado, dividindo as responsabilidades para todas as pessoas da equipe. Os processos que demonstram transparência ajudam na boa relação entre líderes e colaboradores.

Mobilidade para os profissionais

Atualmente, os profissionais buscam alternativas das quais não precisam ficar ”presos” ao ambiente laboral para realizar o seu trabalho. Por isso, muitas empresas estão investindo no home office como método de redução de custos.

Dessa forma, todos os arquivos podem ser acessados pelos líderes por meio de um sistema de armazenamento em nuvem, e o trabalho pode ser monitorado e assistido, além de permitir a comunicação de quem está em casa com que fica na sede da empresa.

Contudo, essa troca de informações deve ser realizada de modo que gere um conteúdo rico para o negócio, excluindo os ruídos de comunicação. Essa praticidade é muito importante para a resolução de problemas e continuação do desempenho de atividades e projetos, mesmo que ocorram fora do local de trabalho.

Incentivo a inovação

Adotar softwares eficientes, ferramentas de comunicação e soluções eletrônicas em um ambiente de trabalho é uma maneira de aprimorá-lo e estimular o funcionário a também melhorar.

Quando o profissional trabalha em um ambiente inovador, que motiva seu crescimento e oferece as ferramentas necessárias para que ele desempenhe um trabalho de qualidade, é quase impossível não se sentir mais estimulado e, consequentemente, mais produtivo!

Agilidade nos processos

Com a tecnologia, é possível otimizar e agilizar todos os processos da instituição. Quanto mais pessoas capacitadas compartilharem a mesma tarefa, maior será o conhecimento investido sobre ela.

Processos executados automaticamente, informações bem armazenadas e comunicação eficaz evitam o retrabalho e possibilitam que o colaborador se concentre em atividades estratégicas que elevem o desenvolvimento da empresa e o seu crescimento pessoal.

Redução de custos

Diminuir os custos é primordial para melhorar a produtividade e, com a tecnologia, as organizações conseguem economizar na execução das tarefas, no custo-benefício dos seus produtos e serviços, nas ações de publicidade e na implantação de técnicas.

Essa economia permite um investimento maior nos próprios trabalhadores, por meio de qualificação, benefícios ou diminuição da jornada de trabalho, e essa valorização é capaz de elevar o entusiasmo, eficiência e reduzir a rotatividade na empresa.

Para que a tecnologia se torne uma parceira na economia de recursos, é preciso definir um plano de metas adequado aos objetivos da instituição e avaliar os processos de automatização para que a sua implementação seja completamente aproveitada pelos colaboradores.

Não se esqueça de que, ao investir nas inovações tecnológicas na sua empresa, é preciso fornecer um treinamento adequado aos funcionários. Se eles não souberem utilizar as ferramentas, de nada adiantará. Afinal, a tecnologia deve facilitar a rotina dos trabalhadores, trazendo maior produtividade e os resultados esperados.

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