Gestão de Pessoas

Como a metodologia OKR de RH pode tornar o setor mais estratégico?

OKR de RH
Escrito por Macro Plataforma

OKR (Objectives and Key Results) é um método que foi idealizado no Vale do Silício e é usado por grandes empresas, como Google, LinkedIn, Twitter, entre outros. Essa metodologia consiste em estabelecer objetivos e métodos de mensuração de cada meta envolvida para que seja possível alcançá-la.

Ele se provou útil tanto para pequenas empresas, quanto para grandes, quando acompanhou o crescimento do Google, que subiu de 40 para mais de 60 mil colaboradores em 19 anos. Por meio do OKR de RH é possível trabalhar a mentalidade dos profissionais para alcançar os objetivos e garantir que haja um crescimento sustentável.

Se você ainda não entendeu como essa metodologia pode transformar seu negócio, então, leia este conteúdo até o final. Vamos lá?

Qual a diferença entre o OKR de RH e os métodos tradicionais?

A diferença é a clareza de objetivos e processos, o que possibilita o alcance do resultado. Os métodos tradicionais, ainda muito utilizados, não estipulam de forma clara quais são os objetivos estratégicos da empresa.

Isso é ruim para o crescimento, porque, com o tempo, é possível que haja uma perda de controle quanto à qualidade de produção e engajamento dos colaboradores. Com os métodos antigos também há dificuldade para definir como será feito o desmembramento desse objetivo entre os departamentos e equipes e, assim, fica difícil garantir um crescimento sustentável para o negócio.

Claro que não é que nada funciona, além do OKR. Mas, com os métodos tradicionais pode ser mais difícil crescer sustentavelmente, mantendo o posicionamento de mercado esperado e garantindo o desenvolvimento de equipes eficientes e alinhadas.

Como é estruturada a metodologia do OKR?

Primeiramente, devemos entender como é estruturado o método. O OKR é constituído por dois elementos:

  • Objetivo (O): em sua definição clara e objetiva, se trata da necessidade de detalhar com precisão para onde a empresa aponta, onde quer chegar ou para onde ir. Quando bem definido, é possível identificar os impactos desse resultado e trabalhar neles.
  • Resultados-chave (KR): trata-se da definição de metas que devem ser atingidas por etapas e que precisam ter significado direto para o alcance do objetivo.

Para entender como implementar o OKR, é preciso saber que existem 3 tipos:

  1. Em nível organizacional: abrange ações estratégicas em nível elevado, que impactam em toda a empresa.
  2. Em nível departamental: abrange ações para otimizar resultados de um departamento em especial, como o de RH ou vendas.
  3. Em nível individual: para aprimorar os resultados de um profissional ou de uma equipe.

Como implementar o OKR de RH na minha empresa?

Para implementar, é preciso definir e expor cada um desses elementos e estipular etapas de cumprimento das metas em prazos menores. Estipule o OKR para três meses, por exemplo. Ao alcançar esse primeiro objetivo, faça um novo, considerando a sua estrutura. Siga, assim por diante. Para o departamento de RH, pode ser desenvolvido com o objetivo de garantir boas contratações, a retenção de bons profissionais e desenvolvimento dos colaboradores.

Mas, antes de começar a montar o seu OKR, é preciso seguir os seguintes passos:

1º: Faça do OKR parte da cultura organizacional. Sem isso, será impossível engajar as equipes neste sistema.

2º: Entenda que o OKR define as prioridades do seu negócio.

3°: Estipule metas mensuráveis e simples. Senão, não haverá resultado algum.

4º: Envolva os colaboradores, principalmente os gestores, no processo de definição do OKR. Se possível, dê o objetivo e deixe que a equipe estabeleça as métricas para alcançar.

5º: Garanta que todos tenham livre acesso ao OKR, afinal, todos os colaboradores estão construindo isso juntos.

Veja um exemplo prático:

  • objetivo: ter uma equipe de alta performance;
    • KR1: aumentar a satisfação interna em 25%;
    • KR2: treinar 100% dos profissionais;
    • KR3: reduzir o turnover em 15%.

Por que o OKR será útil para o RH?

Mais do que útil, é importante. Afinal, quando falamos em crescimento empresarial, esse é o departamento que mais sofre o impacto. A contratação de profissionais, o controle de qualidade na produção e o alinhamento da comunicação são questões críticas para uma empresa que quer crescer e está nesse caminho.

Sendo assim, o OKR de RH é uma metodologia que contribui para que esse departamento consiga ter uma visão mais abrangente e atuar na prevenção e controle. Quando falamos em Recursos Humanos nas empresas, quaisquer falhas podem provocar prejuízos macro como: desmotivação, insatisfações, frustrações profissionais, entre outros.

Quais são os benefícios do OKR de RH?

Agora que você entende bem do que se trata essa metodologia e como aplicá-la ao departamento de Recursos Humanos, veja quais são as vantagens que ele proporciona ao departamento e à empresa.

Mais estratégia

Uma vez que você define objetivos e metas de forma estratégica, todo o departamento ou empresa passa a agir mais estrategicamente e menos como operacional. A visão das pessoas passa a se voltar para o resultado e o que fazer para chegar até ele.

Mais controle

Até o crescimento passa a ser controlado. Sendo assim, a previsibilidade de investimentos, mudanças e até riscos fica mais fácil. Todos estão agindo em prol de um objetivo e entendem quais são os impactos em todas as áreas, atuando com prevenção e controle.

Mais foco

A partir de uma definição clara sobre as prioridades de uma empresa, é possível agir intensivamente sobre elas. A partir do momento em que é implementado o OKR, os colaboradores terão como foco atingir esse objetivo.

Conclusão

Podemos finalizar este artigo reforçando o quanto o OKR de RH vai ser útil para qualquer empresa que deseja crescer. Por meio desta metodologia de gestão replicável, é possível ter visão, controle e garantir o crescimento do negócio, além do desenvolvimento dos profissionais. Esse modelo pode ser aplicado tanto para os objetivos gerais da empresa, como para projetos específicos.

Sabemos que o principal desafio de uma empresa em crescimento, é manter a performance de uma grande equipe, garantindo, assim, que todos estejam produzindo de acordo com os padrões e alcançando as metas propostas.

Para ajudá-lo nesta questão, fizemos um e-book que ensina como formar e manter equipes de alta performance. Ao acessar este conteúdo, temos certeza de que muitas de suas dúvidas serão solucionadas e você estará ainda mais preparado para lidar com a expansão do seu negócio.

Sobre o autor

Macro Plataforma

Deixar comentário.