Gestão de Pessoas

Como a computação em nuvem pode auxiliar o RH de sua empresa? Confira!

computação em nuvem
Escrito por Macro Plataforma

O setor de Recursos Humanos é responsável pela execução de diversas tarefas na empresa, como seleção de novos funcionários, pagamento de salários, monitoramento da carreira de cada profissional etc. Quanto maior o número de colaboradores, mais difícil essas atividades se tornam. Nesse momento, contar com a tecnologia é fundamental e, por isso, é importante que você saiba o que é computação em nuvem.

Esse tipo de computação permite o acesso a arquivos e a execução de várias tarefas pela internet, pois os dados não se encontram em um computador específico mas, em uma rede.

Esse tipo de inovação permite que a instituição elabore uma rotina de trabalho integrada, flexível, em que os recursos são usados com eficácia, além de permitir um posicionamento estratégico para todo o time. Por ter diversas vantagens, a computação em nuvem tem sido cada vez mais adotada por organizações de todos os tamanhos e segmentos.

Quer entender melhor os benefícios dessa ferramenta para o negócio? Continue lendo este texto!

Inteligência estratégica

Por simplificar o desempenho dos processos de gerenciamento administrativo, o trabalho de cada funcionário se torna mais inteligente e efetivo. Com isso, a empresa ganha a possibilidade de criar um posicionamento tático para todas as equipes.

A computação em nuvem proporciona que o RH faça um uso mais eficiente das informações que podem ser recolhidas para análise e que poderão ser integradas para que os colaboradores de todos os setores consigam identificar a melhor maneira de executar políticas administrativas, criar ações e acolher uma abordagem mais ativa com outras áreas.

Redução dos custos

Geralmente o RH é um departamento que tem um alto custo operacional. Por esse motivo, a empresa deve contar com a tecnologia e a sua capacidade de diminuir desperdícios. A computação em nuvem pode ajudar nisso.

Os serviços baseados na nuvem tornam os custos do negócio com tecnologia mais exatos, pois em regra, a contratação é feita sob demanda e, consequentemente, a instituição paga somente pelo que utiliza. Dessa forma, sobram recursos para serem aplicados em outros setores estratégicos.

Aperfeiçoamento da gestão de talentos

O uso de ferramentas de computação em nuvem torna o RH mais integrado. Como todos os funcionários da área conseguem acessar as mesmas informações de forma rápida e segura, fica mais fácil para os líderes constatarem o progresso da carreira de cada colaborador.

Ao longo dos procedimentos de análise de performance e rotinas de seleção, o profissional do RH terá condições de consultar, em um ambiente único, todos os dados das pessoas, simplificando o acompanhamento dos planos de carreira, programas de treinamento e demais atividades do dia a dia, que passam a ser realizadas com maior efetividade.

Contudo, é imprescindível que o setor de Recursos Humanos saiba lidar com esse contexto, pois a capacidade de usar informações de fontes diversas possibilita a criação de uma nova visão em relação à carreira de cada trabalhador. Com isso, planos de auxílio e desenvolvimento mais hábeis podem ser elaborados.

Flexibilização das rotinas de trabalho

A computação em nuvem possibilita uma rotina de trabalho flexível, já que é possível que o RH atue em diferentes áreas, prestando um atendimento com mais disponibilidade e qualidade.

O RH poderá ir ao local em que cada colaborador está alocado para averiguar informações e prestar atendimento.

Além do mais, as formas mais flexíveis de trabalho, como o home office, serão admitidas sem que a produtividade do profissional seja prejudicada. Dessa forma, a empresa terá mais eficiência e os custos de produção serão diminuídos.

Inovação tecnológica

O uso de ferramentas tecnológicas torna o RH mais inovador. Esses recursos permitem que todos os funcionários tenham um dia a dia com alto índice de colaboração, se comuniquem por meios inteligentes e tenham processos de trabalho modernos.

Reunindo todas as informações, a empresa consegue formar uma base de dados para estabelecer métodos e rotinas mais precisas e que facilite o atendimento de um número maior de demandas em prazos inferiores.

Segurança de dados e informações

A segurança é uma das maiores preocupações de setores como o de RH, que possui um vasto armazenamento de dados e informações. A computação em nuvem pode fortalecê-la, tendo em vista que ela vem sendo muito bem desenvolvida com o passar do tempo.

É preciso trabalhar com as melhores ferramentas, principalmente no que se refere à criptografia, evitando a vulnerabilidade de dados com muito mais qualidade. Essa prática também garante que os dados fiquem seguros contra roubos e ataques maliciosos.

Além disso, impede que o setor perca informações importantes para o negócio devido a riscos como descargas elétricas, umidades, pane do computador, entre outros. Com a computação em nuvem, o risco de perda de dados é quase zero.

Para garantir essa segurança, vale lembrar a importância de contratar um servidor que forneça a proteção de dados, por isso, é recomendável a assinatura de um contrato de sigilo sobre todas as informações entre os parceiros.

Otimização dos processos

No que tange aos processos corporativos, a empresa consegue implantar soluções e serviços de alta tecnologia com custos baixos. Além disso, ela consegue ganhar muito mais celeridade para adequar os recursos de acordo com suas necessidades.

Com a computação em nuvem, torna-se possível a centralização de armazenamento, processamento e compartilhamento de memória e, com isso, vários arquivos e aplicativos deixam de requerer a instalação e o arquivamento nos computadores, trazendo rapidez e facilidade ao compartilhamento de dados.

Isso contribui para a criação de um ambiente propício para que os processos sejam ajustados e otimizados. Da mesma maneira, ao ter mais facilidade para efetivar soluções de administração e de controle administrativo, os processos de produção do negócio vão melhorar ou encontrarão um cenário mais adequado para que isso ocorra.

As inovações digitais têm levado diversas empresas a adotarem um setor de Recursos Humanos mais inteligente. Todos os métodos são estabelecidos com foco em resultados positivos e buscando o alinhamento de objetivos com outros departamentos. Por isso, a computação em nuvem tem um papel fundamental nessa situação, já que permite a elaboração de estratégias e ações eficientes sem muitos gastos.

Agora que você entende melhor as vantagens da computação em nuvem para a empresa, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “RH estratégico – O caminho para tornar o setor menos operacional!” e se torne um especialista no assunto.

Sobre o autor

Macro Plataforma

Deixar comentário.