Comunicação Gestão de Pessoas

9 razões para investir em um canal de relacionamento com os colaboradores

9 razões para investir em um canal de relacionamento com os colaboradores
Escrito por Macro Plataforma

Ter uma boa comunicação interna é bastante importante para qualquer empresa que deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Para tanto, investir em um canal de relacionamento eficiente torna-se essencial.

O canal de relacionamento é o meio usado pelas organizações para se relacionar com seus funcionários — a fim de informar, alinhar, incentivar e estimular — e pode ser de diferentes tipos, desde o face a face até ferramentas tecnológicas.

Além disso, a comunicação interna é responsável por transmitir mensagens estratégicas e fundamentais para o bom funcionamento do negócio, para o aumento da produtividade e para o planejamento bem-sucedido dos objetivos a serem alcançados.

Uma mensagem repassada de forma inadequada — tendo como consequência ser mal compreendida — pode atingir negativamente todo o ambiente de trabalho. Assim sendo, é crucial ter todo cuidado ao transmitir qualquer tipo de informação.

Pensando nisso, vamos mostrar por que é importante investir em um canal de relacionamento eficiente na empresa e as vantagens de fazê-lo. Acompanhe!

Por que é importante investir em um canal de relacionamento?

1. Alinha os profissionais

O canal de relacionamento permite apresentar e reforçar, de forma contínua, os principais objetivos e metas da empresa, tornando-se bastante significativo para qualquer negócio, além de ser um princípio básico da comunicação interna.

Isso manterá os colaboradores sempre focados, alinhados e numa mesma direção no que diz respeito aos propósitos. As ações da empresa devem exibir alguma finalidade para as pessoas, sendo relevante demonstrar os argumentos para o seu posicionamento no processo de relacionamento.

2. Fortalece a cultura organizacional

Entre outros, a cultura organizacional engloba aspectos como costumes, comportamentos, regras, e valores de uma empresa. Uma instituição que tem uma boa cultura e que a dissemina de maneira correta terá funcionários mais integrados, em harmonia, que respeitam uns aos outros e estão em conformidade com o que a empresa deseja transmitir.

É importante ter em mente que se a organização não fortalecer a sua cultura, ela vai crescer sozinha; caso isso aconteça, é um risco muito grande para o negócio.

3. Fomenta o engajamento

Quando uma comunicação é boa, ela transmite muita informação. Porém, quando é excelente, consegue motivar e engajar os colaboradores a desempenharem suas funções da melhor forma possível.

Um funcionário entusiasmado pode trazer diversos benefícios para a empresa, como falar bem sobre a instituição, ter sempre vontade de fazer parte da equipe, buscar crescer na carreira profissional e se esforçar na busca pelo alcance do êxito do seu trabalho e da marca.

4. Traz resultados financeiros

Ter um bom canal de relacionamento com os funcionários — e, como consequência, uma comunicação eficiente — impacta positivamente nos resultados financeiros da instituição, uma vez que o engajamento potencializa a produtividade e a qualidade dos serviços prestados, aumentando as vendas e o lucro do negócio.

5. Demonstra a importância do colaborador

É fundamental que o colaborador entenda como seu desempenho e seu esforço vão contribuir para alcançar as metas globais e o sucesso da empresa. Isso vai fazer com que ele compreenda melhor a importância do seu papel dentro da organização — o que é muito vantajoso para a sua motivação.

Além do mais, isso unirá os profissionais em prol de um mesmo objetivo. Por esse motivo, é essencial que os comunicadores da empresa auxiliem na criação desse entendimento por parte dos colaboradores.

6. Incentiva a ética

Além de mostrar as características da cultura corporativa para toda a equipe, ter um bom canal de relacionamento possibilita uma comunicação mais clara e efetiva e que demonstra essa cultura na prática, influenciando o comportamento por meio de exemplos, como prezar pela coerência e pela verdade do que é dito.

7. Evita a formação de grupos

Dentro de uma empresa, é muito comum — e muitas vezes inevitável — que alguns grupos se formem. O problema acontece quando esses grupos não colaboram com as demais equipes.

Existem vários motivos que podem ocasionar esses tipos de associações dentro da organização, e muitos deles fogem do entendimento dos responsáveis pela comunicação.

Contudo, por meio da implementação de práticas para uma maior integração entre os profissionais, fortalecendo a cultura da colaboração e do compartilhamento de conhecimentos e de opiniões, por exemplo, uma comunicação interna eficiente pode contribuir para prevenir esse tipo de situação.

8. Possibilita o repasse de feedbacks

Os feedbacks são ferramentas fundamentais para melhorar e aumentar a produtividade e motivar os colaboradores. Porém, para investir nesse recurso, é necessário ter uma boa comunicação e evitar os chamados ruídos comunicacionais.

Dessa forma, é possível mostrar a cada profissional, de forma particular, o que ele precisa aprimorar e o que já está correto. Assim, ele tem a oportunidade de se desenvolver mais, inclusive na sua vida pessoal.

Ter os canais próprios para dar feedbacks é relevante, pois essa medida permite que os funcionários interajam e troquem informações, o que torna os processos mais rápidos e mais produtivos.

9. Promove o diálogo

Um bom canal de relacionamento promove o diálogo e permite que as informações sejam repassadas aos colaboradores de uma maneira que eles possam dialogar. Isso incentiva a conversa entre todos os profissionais e lideranças, proporcionando uma comunicação direta e objetiva. Além disso, os trabalhadores podem fazer considerações, dar opiniões e sugestões, fortalecendo ainda mais o relacionamento interno da empresa.

Quais são as vantagens do canal de relacionamento?

Além das razões apresentadas, existem outras diversas vantagens em investir em um canal de relacionamento nas empresas. Entre elas, destacamos as seguintes:

  • melhora no ambiente de trabalho;
  • evita mal-entendidos;
  • estimula a inovação;
  • comunicação mais certeira;
  • valoriza os colaboradores;
  • aumenta a competitividade do negócio;
  • inclui novos colaboradores.

Para que um canal de relacionamento atraia os funcionários, é preciso que a ferramenta atenda não somente as perspectivas da empresa, mas também as necessidades dos colaboradores.

A busca por ter um bom canal de relacionamento deve estar sempre em evolução. Por isso, certifique-se quanto ao retorno da mensagem repassada e se ela cumpriu o objetivo esperado. Uma comunicação certeira evita atritos na empresa e auxilia os funcionários a investir naquilo que realmente é importante.

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