Benefícios

7 estratégias para melhorar o clima organizacional de sua empresa

Escrito por Macro Plataforma

Salários e benefícios atraentes não são os únicos fatores que influenciam na motivação, no desempenho da equipe e na retenção de talentos. Cada vez mais os profissionais valorizam trabalhar em uma organização com um bom clima organizacional.

O clima organizacional pode ser definido como o ambiente percebido psicologicamente pelos trabalhadores de uma empresa. Sendo assim, ele depende de diversos fatores, como o estilo de liderança, o preparo e treinamento da equipe, a forma de avaliação pessoal e a remuneração do time para ser entendido como positivo ou negativo.

Um clima positivo é fundamental para que tanto a organização como os funcionários alcancem o sucesso e a satisfação, pois as pessoas só colaboram e se engajam onde se sentem bem, respeitadas e valorizadas.

Sabendo da importância de manter um clima organizacional positivo, preparamos este artigo com 7 estratégias que você deve utilizar para melhorar o clima de sua empresa. Continue com a leitura e confira!

1. Faça pesquisas de clima organizacional

As pesquisas de clima organizacional fornecem um panorama geral da equipe, com análises do relacionamento dos profissionais, revela como os colaboradores enxergam a empresa, identifica pontos de melhorias e pontos fortes da organização, entre outros aspectos.

Uma boa forma de realizar essa pesquisa é promovendo uma aproximação do RH (Recursos Humanos) com os colaboradores por meio de reuniões individuais e coletivas, demonstrando que você é uma pessoa disposta a ouvir as necessidades da equipe.

2. Promova um ambiente de trabalho adequado e motivante

Tudo começa com um ambiente de trabalho adequado e organizado para que os trabalhadores possam executar suas tarefas da melhor maneira possível. Caso você ainda tenha dúvidas quanto à importância de insistir na organização do ambiente, pense em quanto tempo é perdido por causa de uma planilha bagunçada ou um estoque desarrumado, por exemplo.

Ainda falando sobre o ambiente de trabalho, muitas empresas têm investido em salas de convivência com jogos para ajudar os funcionários a espairecer durante o dia. Intercalar o trabalho com momentos lúdicos pode aumentar a produtividade e estimular a criação de novas ideias.

Para implementar essa ideia, considere um modelo adequado à cultura da empresa. Não é porque no Google, por exemplo, funciona de determinada maneira que na sua organização vai funcionar também.

3. Garanta a saúde básica da equipe

Apesar de parecer um gasto, proporcionar plano de saúde aos colaboradores é um investimento, pois para ter uma equipe saudável é preciso atuar preventivamente. Essa concepção é tão positiva que a maior parte das grandes empresas já oferecem espontaneamente benefícios, como planos de saúde e odontológicos, aos seus funcionários.

Além disso, promover atividades como ginástica laboral, meditação, aulas de Yoga, entre outras, tem grande efeito para aliviar o estresse no ambiente de trabalho, prevenir doenças e diminuir o índice de absenteísmo.

4. Estabeleça metas viáveis

Os colaboradores conhecem a realidade e as dificuldades da empresa, de forma que as metas astronômicas, em vez de motivar, podem desestimular os profissionais. Na hora de estipular metas é importante ser realista e fazer uma análise da situação econômica do mercado e das reais possibilidades.

Com base em pesquisas, projete o crescimento almejado e mostre aos colaboradores que é possível alcançá-lo. As metas e estratégias devem ser bem elaboradas, objetivando uma comunicação clara entre a empresa e os colaboradores.

É importante também realizar algum tipo de comemoração quando as metas são atingidas. Reconhecer o desempenho com um café da manhã especial na empresa, por exemplo, tem um importante papel de incentivar e engajar as pessoas, além de tornar aquele dia de trabalho mais agradável.

5. Ofereça programas de incentivos atraentes

Oferecer benefícios aos colaboradores que atingirem uma meta, pode melhorar a motivação e trazer grandes resultados para a empresa. Programas de incentivo consistem em uma bonificação variável de acordo com o desempenho dos trabalhadores.

Desafie os profissionais e os premie ao atingirem a sua meta. No entanto, as recompensas devem ser atrativas, como folgas, redução de um período do expediente, prêmios ou, até mesmo, bonificação em dinheiro. Defina o prêmio considerando o que a empresa pode custear e ponderando também o que é mais valorizado pelo time.

6. Invista na capacitação constante dos colaboradores

Por mais que você ofereça excelentes benefícios, se a sua equipe não estiver capacitada, os resultados não serão tão bons quanto poderiam ser. Faça avaliações para conhecer os pontos fortes e pontos a melhorar, a partir disso veja quais aspectos precisam ser mais desenvolvidos.

Uma vez identificados os pontos de ação, deve-se buscar uma forma de aprimoramento. Pode ser com treinamento interno, mentoria ou cursos externos. Invista nas habilidades técnicas e também nas habilidades comportamentais. Assim, seu time estará cada vez mais preparado para o sucesso.

Crie uma cultura de melhoria contínua e pense nos treinamentos que são mais aplicáveis à sua realidade. Caso a empresa tenha muitos funcionários, por exemplo, dificultando a reunião de todos, você pode treinar os líderes para que eles aprendam a formar a equipe e possam ministrar os treinamentos, como multiplicadores de conhecimento.

Uma forma de incentivar a capacitação sem custo para a empresa é através de parcerias, onde a empresa pode oferecer descontos em faculdades e cursos. Oferecer uma plataforma de benefícios para os colaboradores é a maneira mais ágil e econômica.

7. Seja um líder, não um chefe

O modelo atual de gestão já não é mais aquele baseado na figura de um chefe autoritário, que impõe ordens e cobra resultados. Cada vez mais a liderança humanizada é valorizada, pois cria um modelo de comunicação, otimiza as relações e estimula o engajamento.

Um líder inspira os colaboradores, conduz ao aprimoramento profissional, é justo e responsável pela motivação da equipe. São as ações e o posicionamento dentro do ambiente de trabalho que fazem o líder ser respeitado.

Qualificar seus profissionais e os ajudar a aperfeiçoar as estratégias de atuação faz com que eles se sintam mais confiantes e capazes de superar os desafios trabalho. Em vez de centralizar decisões, delegue tarefas. Seguindo esses princípios você fará uma gestão muito mais eficiente.

Implemente essas estratégias de mapeamento, prevenção e incentivos no dia a dia de sua empresa para obter um clima organizacional positivo e conquistar resultados maravilhosos para todos os envolvidos.

Você gostou das estratégias apresentadas? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o artigo “Relacionamento com funcionários: a chave para a satisfação organizacional” e torne a sua empresa ainda mais agradável de trabalhar!

Sobre o autor

Macro Plataforma

Deixar comentário.