Gestão de Pessoas

7 dicas para aumentar a produtividade dos funcionários no trabalho

Escrito por Macro Plataforma

Na busca por maior desempenho e produtividade no trabalho por parte dos colaboradores, muitas vezes, os líderes têm procurado exercer mais que uma função de comando dentro das empresas. Para nivelar o trabalho dos funcionários com a finalidade e os valores do negócio, chefias de diversos setores, em conjunto com a equipe de RH, tentam modificar a maneira de lidar com os profissionais e, assim, conseguir resultados mais positivos.

Nesse sentido, a fim de poder contar com um time de funcionários com grande desempenho, motivados e comprometidos, é preciso prestar atenção em alguns pontos e aplicar alguns detalhes que podem ser um diferencial.

Então, para ajudá-lo a melhorar a produtividade dos colaboradores da empresa, confira algumas dicas imperdíveis a seguir!

1. Defina metas e objetivos

Estipular metas, objetivos e prioridades específicas na empresa é fundamental, porém muitos negócios ainda precisam investir melhor nesse aspecto. A junção das metas da companhia com as metas pessoais dos funcionários assegura um foco maior na execução de suas atividades.

Por isso, é importante, já no momento da contratação, buscar alinhar os valores e os objetivos do colaborador com os da organização e, durante o tempo que durar o contrato, garantir que esse ajustamento se sustente.

Além disso, é essencial divulgar as metas com evidência em publicações da empresa, pois essa prática contribui para que todos os profissionais conheçam melhor as expectativas da instituição e de seus setores.

2. Valorize a comunicação

Uma boa comunicação entre chefes e subordinados é muito importante para o aumento da produtividade de toda equipe. É um dos primeiros passos para garantir que as políticas e os preceitos da empresa sejam repassados com clareza para cada funcionário. As metas e as estratégias traçadas para os seus alcances também necessitam chegar ao conhecimento de cada um.

É importante fornecer canais de comunicações para que a equipe possa se aproximar dos líderes e ser ouvida. O relacionamento deve ser de confiança, e os colaboradores precisam ter a certeza de que podem confiar no apoio de seus superiores.

A formação de laços propicia fidelidade e cooperação, o que, consequentemente, resulta em uma maior produtividade no trabalho. Para tanto, é indispensável que haja métodos de feedbacks eficientes dentro da instituição, considerando que a liderança precisar saber como oferecê-los e recebê-los.

Saber ouvir a opinião dos trabalhadores a respeito do que precisa ser aprimorado na empresa é uma maneira de valorizá-los e estimulá-los. Além disso, também ajuda na hora de fornecer opiniões sobre seus desempenhos e o que eles podem fazer para se tornarem mais eficientes.

3. Adote novas ferramentas

A fim de automatizar e de facilitar o processo, possibilitando que os funcionários rendam mais no desempenho de suas tarefas e sejam mais intelectuais e não somente operacionais, convém investir em ferramentas adequadas e inovadoras. Dessa forma, torna-se possível cobrar mais produtividade no trabalho.

4. Invista em treinamento

Cada profissional tem conhecimentos e aptidões próprios. Assim sendo, é essencial que a empresa invista em aperfeiçoá-los. É relevante identificar e perceber as capacidades dos membros de cada time para que elas possam ser melhoradas. Programas de qualificação e de desenvolvimento servem para potencializar a eficácia, ao mesmo tempo em que auxiliam os profissionais mais antigos a passar por atualização.

Principalmente quando novos métodos e ferramentas como softwares são implementados, a equipe precisa ser treinada para que consiga aproveitá-los ao máximo, realizando suas funções de maneira ainda melhor. Assim sendo, utilizar a tecnologia de forma favorável no serviço da equipe é uma excelente maneira de ampliar a produtividade no trabalho.

5. Proporcione qualidade de vida e bem-estar

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em obter qualidade de vida e não somente um emprego que garanta um salário no final do mês. Por esse motivo, as empresas devem se atentar para assegurar bem-estar aos seus funcionários.

Um estudo a respeito do clima corporativo no empreendimento é um ótimo meio de identificar quais são os elementos que influenciam na satisfação e na comodidade de todos. A partir da compreensão das expectativas e das necessidades dos colaboradores, é possível elaborar programas de desenvolvimento na qualidade de vida.

Atitudes simples, como maior flexibilidade nos horários de expediente dos trabalhadores, podem ser um incentivo para aqueles que precisam ir à reunião de pais na escola de seus filhos, por exemplo.

Motivar os funcionários a ter um hobby também é uma maneira de apoiar seu bem-estar. Assim, permitir que consigam um momento para praticar exercícios físicos, ler um livro ou praticar outras atividades que os deixam felizes é uma forma de mostrar respeito e atenção. Essas ações fortalecem a mente e o físico, acelerando a produtividade do trabalho e a dedicação.

6. Crie programas de incentivo

Muitas empresas têm apostado no mérito como padrão de remuneração e estímulo. Dessa forma, o colaborador recebe conforme o seu desempenho e aqueles que se evidenciam são reconhecidos. Essa é uma maneira de incentivar os profissionais a lutar por seus objetivos e propiciar uma boa performance na instituição.

Existem vários projetos de incentivos que vão além de gratificações em dinheiro. O resultado é um time que desenvolve melhor suas atividades e, mesmo que indiretamente, aumenta a lucratividade da empresa. É possível instaurar diversos tipos de bonificações dentro da empresa com o intuito de motivar e acrescer a produtividade no trabalho.

7. Implemente programas de benefício extras

Oferecer aos funcionários acesso a um portal online de benefícios exclusivos também é uma alternativa inteligente para engajar os colaboradores. Os beneficiados têm acesso à plataforma na qual podem informar seus interesses e encontrar parceiros próximos de seu ambiente, via geolocalização.

A plataforma pode ainda fornecer várias vantagens, como descontos e condições especiais em lojas físicas e virtuais, incluindo compras, lazer, alimentação, beleza, entre outros. Esse tipo de serviço, como o encontrado na Macro Plataforma, oferece muito além dos benefícios de descontos. Fornece também, à empresa, uma forma de relacionamento e de estímulo aos trabalhadores, sendo uma das melhores opções de motivação.

 

Então, conseguiu perceber como algumas estratégias podem melhorar e aumentar a produtividade no trabalho? Coloque essas dicas em prática e veja como a equipe de funcionários alcançará excelentes resultados para o negócio.

Gostou deste texto? Aproveite, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

Sobre o autor

Macro Plataforma

Deixar comentário.