Benefícios

6 formas atrativas para aumentar o total cash dos colaboradores

Escrito por Macro Plataforma

Total cash é uma expressão utilizada na área da gestão de recursos humanos e também é chamada de remuneração total. Ela consiste em tudo o que o colaborador recebe, considerando os salários e os benefícios da empresa (tickets, vales, estacionamento, descontos).

Normalmente os colaboradores olham apenas para o valor bruto que recebem ao final do mês, não considerando outros aspectos que são importantes para o próprio planejamento financeiro. Muitas vezes, trocam de emprego por considerarem que não são bem-remunerados ou porque não enxergam valor na composição do salário.

Dessa maneira, é extremamente importante para a empresa que o colaborador entenda que o salário não é somente o valor recebido ao final do mês. Ou seja, é necessário colocar “na ponta do lápis” todos os benefícios envolvidos.

Quer aprender mais sobre o assunto e conferir 6 formas atrativas de aumentar o total cash dos seus colaboradores? Acompanhe!

Compreenda melhor o conceito

Quando falamos em benefícios para os colaboradores, muitas empresas não querem discutir o assunto por acreditarem que representa mais investimento financeiro e prejuízos. 

É preciso entender que os colaboradores olham para a remuneração considerando apenas o valor obtido. Contudo, a empresa sempre dá uma série de outros benefícios que o colaborador acaba não enxergando. Sendo assim, é fundamental trabalhar a comunicação interna para educar o colaborador sobre o que ele recebe.

Muitos profissionais reclamam que o próprio salário está abaixo do esperado porque não avaliam o pacote todo. Nesse sentido, cabe à empresa trabalhar para deixar claro o que compõe a folha de pagamento do colaborador, afinal, é natural que as pessoas não enxerguem isso.

Veja quais são os benefícios de comunicar para o colaborador o conceito de total cash

Uma das alternativas para aumentar o total cash dos trabalhadores é fazer parceria com empresas especializadas no assunto, como é o caso da Macro Plataforma. O investimento nesse recurso proporciona economia aos colaboradores e permite que façam os salários renderem mais, afinal, as opções de descontos são diversas.

Entenda como funciona a partir dos principais benefícios:

Vantagens tanto para a empresa quanto para o colaborador

Quando o colaborador gasta menos utilizando os recursos que a plataforma oferece, consegue fazer com que o seu dinheiro renda mais, aumentando o total cash — não há um aumento de salário, mas uma diminuição significativa de gastos.

Para a empresa, é uma forma de fazer o trabalhador ver valor e administrar melhor o seu salário com o uso cotidiano dos recursos oferecidos pelo clube de desconto.

Mais economia para a sua empresa

Ao comparar o investimento na Macro Plataforma com todos os benefícios oferecidos, a sua empresa economiza muito. Além disso, o colaborador se sentirá mais valorizado porque você investirá nele — o aplicativo é personalizado e faz com que os profissionais tenham a sensação de que foi criado pela própria empresa.

Aumento do engajamento dos colaboradores com a sua marca

Os colaboradores tendem a produzir mais quando estão engajados com a sua marca. Como consequência, os indicadores comerciais aumentam.

Sendo assim, investir no relacionamento com o seu colaborador é essencial para que o profissional perceba que a instituição valoriza o seu trabalho e investe no capital humano — isso diminui as taxas de turnover e de absenteísmo.

Descubra 6 formas atrativas de aumentar o total cash

Agora que você aprendeu o conceito e conheceu os benefícios de investir em uma empresa expert no assunto, vamos listar 6 maneiras atrativas para aumentar o total cash da sua equipe. Fique conosco!

1. Benefícios legais

São aqueles obrigatórios para a empresa, tais como ticket alimentação e vale-transporte. É claro que cada ramo precisa verificar as especificações com o sindicato da sua categoria; contudo, existem os que são obrigatórios por lei para todos os trabalhadores.

2. Vale-cultura

O vale-cultura é um benefício a mais que a empresa pode oferecer aos seus colaboradores. Normalmente, é disponibilizado na forma de um cartão para que o colaborador utilize em livrarias, cinema, teatro e shows, proporcionando lazer, entretenimento e conhecimento.

3. Bolsas de estudo

Entre os benefícios mais requisitados pelos profissionais estão as bolsas de estudo. A empresa pode pagar um percentual da pós-graduação de um colaborador. Nesse cenário, é importante conhecer as opções oferecidas pelo mercado para encontrar uma maneira de viabilizar tal recurso.

Uma alternativa, como citamos, é fazer parceria com a própria instituição de ensino para oferecer o desconto. Assim, a empresa não precisa desembolsar o percentual definido. Empresas como a Macro Plataforma já têm essa negociação com diversas faculdades, minimizando o trabalho da empresa.

Para o colaborador, não importa quem pagará a bolsa de estudo, afinal, ele quer apenas investir na ampliação dos seus conhecimentos. A grande diferença se dá para a empresa, que não precisará pagar os 30% da faculdade, apenas conhecer as opções e investir na parceria.

4. Home office

Muitas empresas investem no home office com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores. Ou seja, o colaborador não precisa cumprir a carga horária (total ou parcial) dentro da empresa. Ele pode trabalhar em casa, na praia, shopping ou qualquer outro lugar, desde que entregue os resultados esperados pela organização.

5. Parcerias com restaurantes

Realizar parceria com restaurantes é essencial para que o vale-refeição do trabalhador dure mais ao longo do mês, além de ter mais opções ao sair de casa com a família e amigos, promovendo o próprio lazer e bem-estar.

6. Parcerias com empresas que atendam às necessidades dos colaboradores

O capital humano é o bem mais precioso da sua empresa. Sendo assim, é fundamental aplicar uma pesquisa de satisfação para conhecer as reais necessidades dos seus colaboradores.

É possível promover parcerias com empresas que atendam essas exigências. Por exemplo: se 30% dos seus profissionais têm problemas na coluna por passarem muito tempo sentados no escritório, você pode contatar equipes que trabalham com quiropraxia, fisioterapia, yoga e pilates — são atitudes simples, mas que proporcionam um bom retorno financeiro aos colaboradores.

Confira as vantagens de investir na Macro Plataforma

A Macro Plataforma é uma plataforma de relacionamentos, mas seu principal tangível é um clube de descontos para o colaborador disponível em um aplicativo personalizado com a cara do empregador.

Quando contrata a Macro Plataforma, a empresa cliente agrega um pacote com mais de mil parcerias já negociadas no seu portfólio, envolvendo desde lojas físicas e virtuais até descontos em faculdades e cursos de idiomas. Por negociar para uma base grande de usuários, consegue descontos mais atrativos do que se cada empresa fosse separadamente aos estabelecimentos.

Além disso, se a empresa ou o próprio colaborador deseja parceria com algum estabelecimento que não consta no portfólio, basta indicar que a Macro Plataforma busca o contato e negocia a parceria para atender as necessidades dos usuários. Ótimo, não é mesmo?

O total cash é tudo o que o colaborador tem de remuneração ao final do mês. Considerando que as empresas precisam investir na qualidade de vida e bem-estar dos seus profissionais, é fundamental ajudá-los a melhorar a administração dos recursos recebidos. Para isso, não deixe de contar com uma plataforma de benefícios.

O que você achou do nosso conteúdo sobre total cash? Se você se interessou pelo assunto, precisa ver agora os maiores diferenciais da Macro Plataforma. Boa leitura!

Sobre o autor

Macro Plataforma

Deixar comentário.