Incentivo

5 passos para inserir a premiação por metas atingidas na sua empresa

Escrito por Macro Plataforma

Criar estratégias para motivar e manter os funcionários engajados com a cultura da empresa é um dos elementos mais importantes para quem deseja atingir um bom resultado em vendas. Uma delas é a premiação por metas atingidas.

Algumas organizações trabalham com comissões fixas, integrando esse valor ao salário. Outras procuram utilizar técnicas de engajamento para vender mais, bonificando seus colaboradores de outras maneiras. E é sobre elas que vamos falar neste post.

Aqui você vai encontrar dicas de como implementar um programa interessante e eficiente para utilizar a premiação por metas. Continue a leitura e saiba mais!

1. Dê prêmios significativos

Se as metas são desafiadoras, a recompensa deve estar à altura. Não adianta criar uma estratégia de motivação se o incentivo é algo sem graça, comum ou que não está adequado ao perfil dos colaboradores.

Prêmios corriqueiros podem não chamar a atenção dos seus colaboradores. Portanto, o momento é propício para inovar. A premiação por metas atingidas deve se basear em uma proposta de experiência inesquecível para o ativo humano da empresa.

Ou seja, quando um líder ou gestor dá uma experiência inesquecível ao colaborador em troca de um bom resultado, ele não oferece apenas uma recompensa, está ofertando um momento que pode marcar toda a sua vida.

Quando falamos em prêmios interessantes, estamos nos referindo a:

  • oportunidades de horas de trabalho flexíveis;
  • dias de folga;
  • viagens;
  • bônus em dinheiro;
  • bolsas de estudos;
  • experiências de aventura;
  • jantarem em restaurantes de luxo;
  • entre outros.

2. Defina metas tangíveis

O primeiro passo para estruturar uma campanha de incentivo é identificar os objetivos da empresa, desmembrando-os em metas individuais e coletivas. Essas metas podem ser desafiadoras, mas nunca impossíveis de alcançar. Seja em números, seja pelo tempo de duração da campanha.

A partir daí, é papel dos líderes perceber quais são os pontos que merecem mais atenção e um acompanhamento específico. É preciso também considerar as características da empresa e do produto e serviço oferecidos. Também analise quais são os projetos e as demandas do mercado.

Assim, é possível perceber se há outros nichos que devem ser explorados, se o público-alvo está em locais em que as equipes de vendas ainda não atuam, se houve mudanças significativas no comportamento do consumidor e, ainda, como a concorrência está se posicionando. Essas informações facilitam a definição de objetivos a curto, médio e longo prazo.

3. Mensure os resultados

A empresa só consegue medir a eficiência de uma campanha e conceder a premiação por metas atingidas de forma justa se analisar os resultados com precisão.

No entanto, essa avaliação não deve se limitar apenas ao momento de descoberta sobre os nomes que devem ser premiados. É necessário monitorar constantemente esses resultados para verificar o impacto das premiações no desempenho das equipes.

Ao constatar que ajustes precisam ser feitos, é importante ter em mente que eles podem ocorrer tanto na definição das metas quanto nas próprias recompensas, considerando os aspectos internos e externos que possivelmente influenciam esse resultado. Entre eles estão:

  • variáveis externas: questões que podem se refletir no comportamento do consumidor, como o índice de desemprego, a inflação e a inadimplência;
  • questões internas: atuação dos líderes, capacitação dos colaboradores, comunicação interna, políticas de feedback, entre outras.

Lembrando que, ao medir os resultados, é possível incluir técnicas para mensurar a satisfação dos colaboradores com a campanha de incentivo a fim de atingir metas adotadas pela empresa. Isso pode ser feito por meio das pesquisas de clima organizacional.

4. Estabeleça um bom diálogo

A comunicação interna é um componente das campanhas de incentivo que merece uma atenção especial. Para que as equipes de vendas caminhem rumo ao alcance das metas estabelecidas, é preciso que elas estejam atualizadas sobre as estratégias de empresa, seus desejos e demandas.

De nada adianta conceder um valor a ser atingido sem que haja uma orientação antes e depois do processo. Para que haja mudanças, os resultados devem ser expostos e explicados, proporcionando engajamento e motivação a fim de atingir as próximas conquistas e melhorar a produtividade da equipe.

Os canais de comunicação precisam ser eficientes para que essas informações cheguem aos colaboradores de maneira ágil, objetiva e sem ruídos. Para isso, a empresa pode contar com recursos tecnológicos — como as redes sociais corporativas, as mensagens enviadas no próprio sistema e as reuniões periódicas.

O importante é estreitar as relações, aproximando-se dos vendedores por meio do diálogo.

5. Gerencie os incentivos

Com criatividade e conhecimento sobre o perfil dos colaboradores, você estabeleceu uma premiação por metas atingidas criativa e interessante. Utilizando dados sólidos, foi possível estabelecer metas reais. Descobriu as ferramentas certas para mensurar os resultados e instituiu uma comunicação eficiente.

O resultado esperado, além da lucratividade em vendas, é a atração e a retenção de talentos, a abertura de uma vantagem competitiva no mercado, a redução de despesas e a consolidação da marca.

Para isso, é preciso gerenciar corretamente esses incentivos. Dessa forma, é possível eliminar gastos desnecessários, corrigir as falhas e aumentar os índices de satisfação, motivação e engajamento. E aqui, a tecnologia é uma importante aliada.

Plataformas de engajamento, como a Macro Plataforma, são ferramentas que o mercado oferece para que as empresas possam gerenciar as premiações de campanhas de incentivo, através de um catálogo amplo de experiências, onde o premiado escolhe o que quer ganhar. Além disso, elas facilitam o diálogo.

5.1 Entenda a importância de investir nesses sistemas

Apontamos anteriormente a necessidade de se estabelecer um bom diálogo e destacamos que os serviços da Macro Plataforma permitem essa prática, já que oferecem um canal de comunicação personalizado entre a empresa e o colaborador.

Ao adotar um sistema que consegue manter tecnologia, conteúdo e serviços perfeitamente alinhados, é possível conceder uma premiação por metas atingidas mais interessante para o perfil do quadro de profissionais de uma organização.

Uma vez que esses sistemas são personalizados de acordo com o negócio, o comportamento do público interno pode ser monitorado com precisão. Ao cruzar essas informações com outros dados, é possível criar uma campanha cada vez mais eficiente e direcionada às necessidades da empresa, dos consumidores e dos colaboradores.

Toda campanha de incentivo deve ser vista como uma prática direcionada à conquista da produtividade e lucratividade de uma empresa. Os programas de premiação por metas atingidas devem ser pautados na meritocracia, no reconhecimento e no aprendizado. Regras claras, políticas justas e um sistema de mensuração eficiente garantem que os lucros e as recompensas formem uma dupla de sucesso dentro das empresas.

Conheça agora mesmo os serviços da Macro Plataforma e implementa já esse programa. Entre em contato conosco e saiba mais!

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