Funcionalidades Macro Gestão de Pessoas

5 funções da Macro Plataforma que te ajudarão a otimizar seu relacionamento com seus colaboradores

Escrito por Macro Plataforma

Motivação e fidelização de colaboradores podem ser considerados pilares fundamentais na gestão de uma empresa bem sucedida, principalmente em tempos em que uma cultura empresarial bem estabelecida é fator de competitividade.

Contudo, para ter uma equipe realmente engajada é preciso adotar estratégias que ampliem a conexão entre colaborador e empresa. O clube de benefícios corporativos é uma dessas estratégias, mas ele deve ser acompanhado de ferramentas que facilitem essa gestão e possibilitem extrair o melhor dessa interação.

Neste post você vai conhecer algumas funções da Macro Plataforma que podem ajudar a otimizar o relacionamento da sua empresa com os colaboradores de forma estratégica e eficaz. Acompanhe!

Gestão estratégica de usuários

Como já falamos aqui no blog, a Macro Plataforma é um ambiente online idealizado para que as empresas se conectem com os colaboradores de forma positiva e eficaz, por meio de um clube de benefícios.

Um dos grandes diferenciais da plataforma está nas ferramentas de gestão disponibilizadas para o gestor. Em painéis específicos é possível fazer a administração completa dos usuários cadastrados, obter informações demográficas e de utilizações individuais e acompanhar as preferências deles por meio de indicadores. Veja como funciona:

1. Gerenciamento de usuários

Nesse painel encontram-se todas informações referentes aos perfis individuais dos colaboradores na plataforma. Nele, o gestor pode ver quais deles já ativaram o cadastro e estão usando a aplicação, quais foram convidados, mas ainda não ativaram o cadastro e quais estão inativos.

Além disso, esse painel também permite:

  • editar as informações cadastradas de cada colaborador;
  • excluir cadastros;
  • incluir cadastros.

2. Controle de parcerias

Nessa aba estão todos os parceiros cadastrados no clube de benefícios. Aqui é possível ver quais são os privilégios que cada um desses parceiros oferece, qual é o seu tipo e a quais categorias eles pertencem.

Ainda na mesma tela é possível identificar quais desses parceiros foram mais visitados pelos colaboradores, bloquear algum benefício que não seja atraente para o perfil de funcionários da empresa.

E, ainda, adicionar os serviços e as parcerias exclusivas que a empresa já tenha negociado para seus colaboradores.

3. Perfil demográfico

Nessa tela é possível ter uma visualização ampla do perfil dos colaboradores da empresa. Por meio de gráficos explicativos, o gestor pode identificar:

  • gênero dos colaboradores;
  • faixa etária dos colaboradores;
  • quais parceiros foram mais acessados;
  • quais categorias foram mais acessadas;
  • quais colaboradores mais utilizaram os benefícios.

Alguns desses dados, principalmente sobre as preferências dos colaboradores da empresa, muitas vezes não estão muito bem documentados ou não podem ser acessados de forma prática. O que a Macro Plataforma faz é condensá-los em uma única tela, que pode ser acessada a um clique.

Todas essas informações servem para que o gestor conheça melhor os colaboradores e saiba exatamente o perfil de cada um. A partir disso, é possível adotar estratégias certeiras para engajamento e aproximação com eles — tudo baseado em dados. É sobre isso que falaremos nos próximos tópicos.

Criação de campanhas específicas

Com todas as informações citadas acima em mãos, o gestor, a partir de um estudo analítico, pode propor ações e campanhas específicas de acordo com o contexto ou com os objetivos da empresa.

Imagine, por exemplo, que a sua empresa seja uma multinacional de origem italiana. Tendo isso em vista, pode ser viável e positivo incentivar os colaboradores a se matricularem em cursos de idioma, sobretudo o italiano. Isso pode ser construtivo tanto para o engajamento dos colaboradores quanto para os objetivos de negócio da organização. Oferecer um curso in company pode ser bem oneroso para a companhia mas através de parcerias os funcionários podem ter descontos significativos em escolas de idiomas.

Da mesma forma, se, a partir da análise do perfil demográfico dos colaboradores da empresa, for constatado que existe uma preferência por benefícios que fazem parte da categoria “Entretenimento”, por exemplo, o gestor pode pensar em estratégias para ampliar os benefícios dessa categoria, o que aumentaria a satisfação dos colaboradores.

A Macro Plataforma pode auxiliar nessas campanhas fomentando novas parcerias e servindo de canal de comunicação entre a empresa e o colaborador. Veja como isso acontece logo abaixo.

4. Mapeamento para novos benefícios

A equipe da Macro Plataforma realiza constantemente um trabalho de busca de novas parcerias para o clube de benefícios. Então, diariamente novas oportunidades são adicionadas à plataforma.

Além disso, caso você, como gestor do RH, identifique uma oportunidade de parceria que seja vantajosa para o público da sua empresa, é possível indicar esse novo parceiro na plataforma, para que a equipe da Macro Plataforma entre em contato com essa empresa e valide o benefício, ativando-o para seus colaboradores.

5. Envio de notificações

Como dissemos, uma das funções da Macro Plataforma é servir de canal direto de comunicação entre a empresa e os colaboradores. Isso pode acontecer por meio de e-mail marketing ou notificações personalizadas e estratégicas para os funcionários da empresa que estão cadastrados na plataforma.

Com o auxílio da equipe de marketing da Macro Plataforma, as campanhas idealizadas a partir da análise dos dados são colocadas em prática por meio dessas notificações que direcionarão os colaboradores para páginas específicas das campanhas.

Além disso, a Macro Plataforma oferece a possibilidade de:

  • promover campanhas sazonais em datas comemorativas;
  • realizar comunicações periódicas sobre novos benefícios cadastrados e outras novidades.

Otimizando o relacionamento com os colaboradores

Sem dúvida, a produtividade proporcionada pelo engajamento dos colaboradores representa um enorme diferencial para o sucesso de um negócio, e tudo isso depende de como a empresa se posiciona perante esses colaboradores.

Adotar estratégias eficazes e contar com ferramentas específicas que impulsionem a execução delas em prol do relacionamento com os colaboradores é o principal método para aumentar o engajamento, e nada mais efetivo do que contar com a tecnologia da informação para isso.

Como você pôde ver, mais do que um acesso a um clube de benefícios e vantagens para os colaboradores, algumas funções da Macro Plataforma podem ser ferramentas fundamentais para:

  • identificar o perfil dos colaboradores da sua empresa;
  • descobrir quais são seus gostos e preferências;
  • propor estratégias para melhorar o engajamento dos colaboradores;
  • detectar oportunidades de melhoria no relacionamento com os colaboradores e agir a partir disso;
  • ter um canal constante e eficaz com os colaboradores.

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